CompararComparando ...

Nissan IMQ antecipa chegada da tecnologia e-Power à Europa

Artigo
Nissan IMQ antecipa chegada da tecnologia e-Power à Europa

Já foi oficialmente revelado pela Nissan o IMQ, protótipo de um crossover futurista em que um dos principais motivos de interesse é sua motorização e-Power, no caso com 340 cv e 700 Nm. Solução já utilizada, pela marca nipónica, com outros níveis de rendimento, no Note e Serena vendidos no mercado doméstico, e que chegará à Europa em 2022 – não se sabendo com que potência, mas seguramente fiel ao princípio de as rodas apenas serem animadas por motorizações eléctricas, servindo o motor auxiliar a gasolina somente para carregar a bateria quando necessário.

No caso do IMQ, o motor a gasolina é um 1.5 turbo e a transmissão da potência às rodas está a cargo de um novo sistema de tracção integral multi-motor, que controla individualmente o que é entregue a cada roda. Atributos deste protótipo são, ainda, o sistema ProPilot com condução autónoma avançada, e a tecnologia “Invisible-to-Visible” revelada pela Nissan na ultima edição do CES, em Janeiro passado.

Com 4558 mm de comprimento, 1940 mm de largura e 1560 mm de altura, o IMQ posiciona-se no cerne do segmento europeu dos compactos, e as suas linhas não só indicam o novo rumo a seguir pela Nissan em termos de design, como ambicionam transmitir uma sensação de fusão entre carroçaria e habitáculo, nomeadamente através de uma superfície exterior única e contínua. De referir que as jantes em liga de 22” são revestidas por pneus Bridgestone Connect “inteligentes”, desenvolvido especificamente para este modelo, capazes de transmitir informação ao condutor (como a carga, a pressão, a temperatura, a aderência, o desgaste e o estado geral do pneu) através da interface gráfica do utilizador.

No interior destacam-se o painel de instrumentos típico da Nissan, com ecrã de 840 mm integrado; os quatro bancos individuais revestidos a tecido técnico 3D cortado laser, num padrão que é replicado no painel de instrumentos, frisos das portas chapeleira e acabamento metálico das costas dos bancos; e o volante de formato invulgar, mas que a Nissan assegura ser ergonómico e permitir a melhor visualização da instrumentação.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon