Novos BMW M8 e M8 Competition em versão coupé e cabrio
Eis que finalmente são reveladas pela BMW as versões mais extremas do novo Série 8, o M8 coupé e cabrio, e logo em duas derivações – “normal” e Competition. Todos são animados pelo mais potente motor alguma vez desenvolvido para um modelo da célebre divisão desportiva M do construtor bávaro, um 4.4-V8 biturbo com 600 cv nos M8 Coupé e M8 Cabrio, e 625 cv nos M8 Compeition Coupé e M8 Competition Cabrio – sendo o binário máximo, em ambos os casos de 750 Nm. A transmissão está a cargo da caixa automática de oito velocidades M Steptronic com função Drivelogic e patilhas no volante, e do sistema de tracção integral M xDrive com diferencial traseiro autoblocante activo (passível de ser utilizado no modo normal, desportivo ou de tracção traseiro, isto quando se inibe o funcionamento do controlo de estabilidade DSC).
Segundo a marca de Munique, o desenvolvimento do M8 GTE de competição não deixou de ser levado em linha de conta quando da criação do seu mais recente desportivo, um automóvel capaz de cumprir os 0-100 km/h em pouco mais de três segundos. Mais concretamente: 3,2 segundos para o M8 Competition Coupé; 3,3 segundos para o M8 Competition Cabrio e M8 Coupé; e 3,4 segundos para o M8 Cabrio.
Outro dos atributos dos novos M8 é terem sido concebidos e afinados a pensar nos requisitos específicos de uma utilização em circuito, prometendo a BMW uma estabilidade direcional sem igual, mesmo em situações extremas, um desempenho direccional neutro mesmo nos limites e uma assimilação linear das cargas transversais, por intensas que sejam as acelerações laterais. Para alcançar tal desiderato, o châssis recebeu diversos componentes específicos, como sejam os braços de ligação da suspensão forjados, as barras estabilizadoras mais rígidas, a secção dianteira com maior rigidez torsional ou os reforços (braço em aço em forma de X e barra transversal em alumínio) que garantem uma ligação mais estável entre o eixo posterior e a carroçaria.
Também de série, os membros da nova família M8 contam com suspensão M com amortecimento adaptativo, direção de assistência variável electromecânica M Servotronic, modo M Dynamic do controlo de estabilidade e jantes de 20”, com pneus de medida 275/35 na frente, e 285/35 atrás. Outro elemento a ter em conta é o sistema de travagem integrado: seja com os discos convencionais, ou com os opcionais discos carbocerâmicos, permite ao condutor escolher, através do sistema de bordo, entre um tacto do pedal mais confortável, ou especialmente directo e instantâneo.
No plano estético, distinguem os novos M8 as entradas de ar sobredimensionadas, os guarda-lamas dianteiros alargados, o símbolo M nos flancos dianteiros, o deflector traseiro e o difusor com elementos de cor contrastante- sendo em opção proposto um pacote carbono exterior. Especificos do M8 Coupé é o tejadilho em CRFP (plástico reforçado com fibra de carbono) com formato de dupla bolha, com o M8 Cabrio a contar com uma capota de lona passível de abrir ou fechar, mesmo em andamento, em apenas 15 segundos.
Já no interior há a destacar os revestimentos dos bancos exclusivos, o head-up display com conteúdos específicos M e o botão M Mode, que permite ao condutor activar os modos Road e Sport nos M8 Coupé e M8 Cabrio. Já os M8 Competition Coupé e M8 Competition Cabrio oferecem o modo adicional Track, criado a pensar na condução em pista, e em que não só a informação apresentada ao condutor está de acordo com este tipo de utilização, como as intervenções dos sistemas de assistência ao condutor são reduzidas ao mínimo, ou mesmo desactivadas.