Novo Audi Q3 Sportback: SUV coupé inédito chega no Outono
Aumenta a oferta SUV da Audi com a chegada do novo Q3 Sportback, aquele que a marca dos quatro anéis considera ser o primeiro crossover compacto da sua história. Naturalmente derivado do Q3, mas com uma identidade estilística um pouco distinta, tem lançamento no mercado agendado para o próximo Outono, numa primeira fase com o motor 2.0 TFSI a gasolina de 230 cv e tracção integral quattro, e com a unidade 2.0 TDI turbodiesel de 150 cv e tracção dianteira, sempre combinados com a caixa automática S tronic.
Mas a casa de Ingolstadt já fez saber que, ainda este ano, serão disponibilizadas mais opções de motorização e transmissão, nomeadamente, pouco depois do lançamento, uma variante que conjugará uma caixa manual com a tracção total. Também está confirmado um motor a gasóleo mais potente, e uma motorização a gasolina de acesso do tipo mild hybrid, porque combinada com um sistema eléctrico de 48 Volt, capaz de reduzir o consumo médio em até 0,4 litros por cada centena de quilómetros percorridos.
Ainda no plano dinâmico, vale a pena referir que a direcção com assistência progressiva é de série em todas as versões, assim como a suspensão desportiva. Opcional é o amortecimento pilotado, ajustável em função dos seis modos de condução oferecidos ao condutor, incluindo o modo offroad – podendo o utilizador optar ainda pelo controlo eléctronico de descidas, caso evoluir fora de estrada faça parte das suas prioridades.
Ainda assim, será a estética aquilo que mais fortemente marcará, e distinguirá, o novo Q3 Sportback. Além do tejadilho com acentuada quebra em direcção à traseira, que termina num deflector integrado e é um dos principais reponsáveis pelo seu ar de coupé, destacam-se, igualmente, a grelha Singleframe octogonal em preto, as tomadas de ar trapezoidais e as protecções em plástico da carroçaria em preto.
Com 4,5 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,56 m de altura e 2,68 m de distância entre eixos, o Q3 Sportback promete oferecer um interior espaçoso e modulável, até porque o banco traseiro oferece regulável longitudinal do assento em 130 mm, e da inclinação das respectivas costas em sete posições, além do rebatimento tripartido. Por seu turno, a capacidade da bagageira varia entre 530-1400 litros, conta com um piso amovível e, em opção, pode dispor de operação eléctrica do portão traseiro.
A digitalização é outra das apostas da Audi com o Q3 Sportback, que mesmo na sua versão de acesso já conta com painel de instrumentos digital de 10,25”. As versões de topo contam, também, com o MMI navigation plus, a versão mais evoluída do sistema de infoentretenimento, que inclui o painel de instrumentos totalmente digital e configurável Audi virtual cockpit, assim como um ecrã táctil de comando com 10,1”.