Ford evolui ícone: série especial Mustang55; Mustang 2.3 melhorado
A comemorar 55 anos de vida, cumpridos a 17 de Abril passado, o Ford Mustang parece estar bem e recomendar-se. Pelo que a marca a oval azul acaba de anunciar o lançamento da edição especial Mustang55, comemorativa da efeméride, tendo a oportunidade sido aproveitada, também, para operar alguns melhoramentos no Mustang 2.3 EcoBoost. Ambas as variantes estarão disponíveis no mercado já no próximo mês de Agosto.
A marca norte-americana fez saber, igualmente, que vai produzir, pelo segundo ano e para o mercado europeu, o Mustang Bullit, edição especial do emblemático desportivo estadounidense que monta o motor 5.0-V8 de 460 cv e 529 Nm. Proposto nas cores preta ou verde, inclui jantes de 19” tipo Torq Thrust; pinças de travão Brembo vermelhas; tampão do bocal do depósito de combustível específico; grelha dianteira exclusivas; costuras contrastantes verdes nos bancos; e bola de bilhar branca no punho da alavanca de comando da caixa de velocidades.
De regresso às novidades da gama, e começando pela mais substantiva e exclusiva, refira-se que o Mustang55 é proposto nas variantes de carroçaria fastback e descapotável, começando por distinguir-se através de ligeiras alterações estilísticas: faixas em degradé pretas no capot e nas secções laterais inferiores (prateadas caso a cor exterior seja preta): tejadilho preto (capota em tecido preto na versão “aberta”); jantes de 19” em preto brilhante; grelhas frontais com acabamento em dois tons de preto (a superior incorporando o emblema Mustang, igualmente em preto; e emblemas 5.0, montados nos guarda-lamas dianteiros, em preto com ponto decimal a vermelho. Opcionalmente é proposto o deflector traseiro retráctil em preto.
No habitáculo, referência para as aplicações a imitar fibra de carbono no painel de instrumentos, para a consola em pele, para a protecção dos joelhos com pespontos cinzentos; para os bancos e painéis das portas revestidos a Alcantara; e para o punho da alavanca de comando da caixa de velocidades específico da versão de caixa manual (pega em aço metalizado nas versões de caixa automática). Já o equipamento de série foi reforçado mediante a inclusão dos bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, assim como do sistema de infoentretenimento Sync 3 com rádio digital e sistema de som B&O com doze altifalantes.
No que ao Mustang 2.3 EcoBoost diz respeito, as alterações operadas beberam inspiração nos famosos Mustang Shelby (nomeadamente nos emblemáticos Mustang Shelby GT350 e Mustang Shelby GT500), aqui se incluindo os retrovisores exteriores e deflector traseiro em cinzento; as faixas em degradé preto no capot; a grelha cinzenta dotado do célebre cavalo da raça mustang, complementado por uma barra tricolor vertical (estreada no modelo de 1965) e as jantes de liga leve de 19” com acabamento maquinado. Novidade, ainda, o sistema Active Valve Performance Exhaust, que passa a incluir um modo que pode ser programado para limitar, de modo automático, o nível de ruído do escape entre um período pré-programado de horas do dia, evitando-se, assim, a perturbação da vizinhança, e que se adapta, automaticamente, aos modos de dondução Normal, Sport, Track, Snow/Wet, Drag Strip e My Mode, este ultimo personalizável pelo utilizador.