Novo Porsche Taycan: interior revelado
A Porsche dediciu dar já a conhecer o interior definitivo do novo Taycan, algumas semanas antes da revelação oficial, na íntegra, do seu primeiro modelo totalmente eléctrico. Apostando forte no digital, o habitáculo promete combinar elementos de estilo típicos da marca com um novo tipo de experiência de utilização.
No essencial, a inspiração proveio do 911, embora o Taycan pretenda dar início a uma nova era para a Porsche neste particular, conjugando sobriedade com uma construção completamente nova e um foco nítido e assumido no condutor. O painel de instrumentos totalmente digital, de design sóbrio e minimalista, é do tipo “flutuante” e constitui o ponto mais elevado do tablier, sendo formado por um ecrã curvo de 16,8”.
São quatro os modos de visualização, elegíveis pelo condutor, disponibilizados: Clássico (indicar de potência ao centro, evoca os instrumentos circulares típicos da Porsche); Mapa (indicador de potência ao centro substituído pelo mapa); Mapa Total (todos os instrumentos circulares desaparecem em favor do mapa de navegação); Puro (exibe apenas as informações essenciais para a condução– velocidade, sinais de tráfego e navegação). O ecrã oferece, ainda, pequenos controlos tácteis nos respectivos cantos, para a operação das funções de iluminação e châssis.
Por seu turno, ao centro do tablier, está montado um ecrã central de 10,9” para comando do sistema de infoentretenimento, existindo, em opção, um ecrã para o passageiro. Ao passo que na consola central elevada existe um painel táctil de 8,4” com resposta háptica e sistema de reconhecimento de escrita, sendo ainda possível dispor de solução semelhante, mas com 5,9”, na traseira quando se opta pelo ar condicionado de quatro zonas.
Já para o volante, existem duas opções: a versão básica, personalizável através de aplicações coloridas, ou o volante desportivo GT, em que sobressaem as cabeças dos parafusos à vista e o típico selector de modos de condução da Porsche.