Novos smart EQ fortwo e EQ forfour: agora, só eléctricos…
Como prometido há já algum tempo, a smart, hoje propriedade da Daimler e dos chines da Geely, torna-se na primeira marca do mercado a abandonar os motores térmicos, passando toda a sua gama a contar com propulsão eléctrica. Para o efeito, EQ fortwo, EQ fortwo cabrio e EQ forfour recebem, também, ligeiros retoques exteriores, em que se destacam a redesenhada grelha frontal e a disponibilização, em opção, de ópticas dianteiras integralmente por LED.
No interior, referência para o sistema de infoentretenimento de nova geração, já com integração de smartphone, assim como para a app que permite ao utilizador, remotamente, aceder a informações como o estado do veículo, o nível de carga da bateria, a localização de lugares de estacionamento ou a localização do próprio automóvel quando este se encontra estacionado. Esta solução permite, ainda, a partilha com amigos e família, ou perceber como garantir o mais eficiente carregamento da bateria.
A animar toda a gama smart está o motor eléctrico síncrono de íman permanente, com 82 cv de potência e um binário máximo de 160 Nm, valores que permitem as três anunciar uma velocidade máxima de 130 km/h, com a aceleração 0-100 km/h a ser cumprida em 11,6 segundos no EQ fortwo, em 11,9 segundos no EQ fortwo cabrio e em 12,7 segundos no EQ forfour. A autonomia anunciada é de 147-159 km no EQ fortwo, de 145-157 km no EQ fortwo cabrio e de 140-153 km no EQ forfour, podendo a bateria, graças ao opcional carregador de bordo de 22 kW com função de carga rápida, ser recarregada de 10% a 80% em não mais do que 40 minutos num posto de carregamento trifásico.