Toyota com nova plataforma modular GA-B para automóveis pequenos
GA-B foi, com alguma naturalidade, o nome eleito para Toyota para designar a sua nova plataforma modular global, destinada a automóveis de pequeno porte, como os actuais Yaris ou Aygo. Esta solução é a terceira do género criada ao abrigo do programa TNGA (Toyota New Global Architecture), e surge no seguimento da GA-C para modelos de médio (já utilizada em propostas como o Prius, o C-HR ou o Corolla da nova geração), e da GA-K, que serviu de base a modelos como os novos Camry e RAV4.
Em comum, as três plataformas têm o objectivo de oferecer uma condução segura e envolvente. Para tal concorrendo factores como as avançadas tecnologias de união da plataforma, que se traduzem em elevados níveis de rigidez, sem condicionar o peso ou o custo de produção; as sofisticadas suspensões (do tipo MacPherson na frente, com amortecedores de baixo atrito, e por barra de torção ou multilink atrás, em função do tipo veículo e da motorização); ou a colocação do banco do condutor numa posição baixa e mais próxima do centro do veículo, tendente a reduzir o respectivo centro de gravidade do veículo.
Vantagem adicional da plataforma GA-B é a sua elevada modularidade, permitindo aos veículos a partir da mesma desenvolvidos adoptarem uma multiplicidade de comprimentos, distâncias entre eixos, alturas e largura de vias, o que, por seu turno, permitirá aos designers e engenheiros criar veículos de diferentes dimensões e diversos tipos de carroçaria. Sem esquecer a maximização do espaço interior e a maior liberdade estilística.