Nissan Ariya Concept: novo crossover eléctrico antecipado em Tóquio
Chama-se Ariya Concept a grande novidade apresentada pela Nissan na edição deste ano no Salão de Tóquio. Protótipo de um crossover eléctrico já muito próximo da produção, evolução do concept IMx, revelado na edição de 2017 do certame nipónico, introduz uma linguagem de design totalmente nova para a marca nipónica, também por beneficiar de uma arquitectura igualmente nova, neste domínio merecendo ser destacados os sobredimensionados guarda-lamas dianteiros; as ultra-finas ópticas por LED; a secção frontal de formato em “V” de efeito tridimensional, onde pontificam o emblema da Nissan iluminado e um padrão geométrico igualmente iluminado; as jantes de 21” com acabamento em cor de cobre; a esguia linha de tejadilho; ou a assinatura luminosa que abrange as secções dianteira, traseira e lateral.
Como 4600 mm de comprimento, 1920 mm de largura e 1630 mm de altura, o Aryia Concept, graças, em boa parte, ao piso plano, possível de obter por não dispor de motor de combustão, e ter o pack de baterias integrado no mesmo, promete brindar os seus ocupantes com um habitáculo amplo e de fácil acesso. O tablier minimalista dispensa os habituais botões e interruptores, substituídos por comandos tácteis hápticos integrados no painel de instrumentos, sendo os únicos comandos físicos o botão de arranque, os controlos do ar condicionados e o botão rotativo destinado a operar o sistema de infoentretenimento com ecrã de 12,3”.
Os bancos contam com uma estrutura ultrafina, o que não os impedirá de oferecer um apreciável apoio lateral, todos estando montados de forma a que os respectivos ocupantes usufruam de uma ampla visibilidade para o exterior. A Nissan garante, de igual modo, que uma criteriosa escolha dos materiais empregues no interior foi adoptada para garantir uma sensação de solidez, qualidade e alta tecnologia.
Quanto à motorização, sabe-se que é composta por dois motores eléctricos, um por eixo, mas nada mais foi, por agora, adiantado pela Nissan a este respeito. A não ser que o Ariya Concept tem argumentos para oferecer um desempenho dinâmico de eleição, em boa parte devido a um sofisticado sistema de tracção integral, para cujo desenvolvimento foram decisivos os ensinamentos obtidos pela Nissan neste domínio ao longo de muitos anos, e inúmeros modelos, incluindo o GT-R, e o seu sistema Attesa E-TS, e o Patrol.