CompararComparando ...

Maserati GranTurismo Zéda: último da linhagem abre portas ao futuro

Artigo
Maserati GranTurismo Zéda: último da linhagem abre portas ao futuro

Dia importante para a Maserati, em que sai da linha de montagem o GranTurismo Zéda (“Z” no dialecto de Modena), derradeiro exemplar produzido do desportivo de quatro lugares e motor V8 desenhado por Pininfarina, e lançado no Salão de Genebra de 2007 (a que se seguiu, em 2009, o descapotável GranCabrio). Têm, assim, início os trabalhos de renovação da fábrica da marca do Tridente, essenciais para que se possa iniciar o seu novo ciclo, por si já anunciado, e em definitivo marcado pela electrificação e pela condução autónoma.

Não por acaso, ao mesmo tempo, a casa de Modena dá a conhecer um teaser com a inscrição em romano MMXX (2020), e em que refere que uma nova era terá início em Maio próximo. Tudo apontando para que os protagonistas sejam os futuros GranTurismo e GranCabrio, superdesportivos recheados de tecnologia e primeiros modelos da história da marca a adoptar soluções totalmente eléctricas.

Quanto ao GranTurismo Zéda, trata-se de um veículo comemorativo, criado para dar a volta ao mundo em celebração do fim da produção do actual GranTurismo, e da sua versão descapotável GranCabrio, e da chegada dos respectivos sucessores. Um exemplar absolutamente único, que pretende estabelecer uma ponte entre o passado, o presente e o futuro da Maserati, por via de superfícies “mutantes”, que se alteram graças à complexa pintura da carroçaria, que varia entre um efeito acetinado claro e um mais metalizado, entre vários tons, que vão do branco ao azul, e diferentes graus de reflexão.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon