Project Vector: mobilidade urbana do futuro segundo a Jaguar Land Rover
Foi hoje revelado o Project Vector, protótipo da Jaguar Land Rover que ilustra a visão do construtor britânico da mobilidade urbana do futuro – autónoma, eléctrica e conectada. O projecto integra o compromisso “Destination Zero” assumido pelo fabricante, o qual tem como ambição maior a criação de uma sociedade mais segura, saudável e com um meio-ambiente mais limpo, no caso do automóvel garantida por um futuro de zero emissões, zero acidentes e zero engarrafamentos.
Quanto ao Project Vector, materializa-se num evoluído veículo flexível e multifuncional, pronto para ser autónomo. Assumidamente projectado para a cidade, e com apenas quatro metros de comprimento, tem as baterias e unidades de tracção instaladas sob superfície plana, assim permitindo-lhe adaptar-se a vários tipos de utilizações, até porque o espaço interior também permite adoptar diversas configurações dos bancos, seja para uma utilização particular, partilhada ou mesmo comercial, como sejam serviços de entrega.
Num primeiro momento, a missão do Project Vector é integrar uma colaboração com a Câmara Municipal de Coventry e com as autoridades de West Midlands, com o intuito de disponibilizar à cidade um serviço de mobilidade em 2021. Como se de um laboratório vivo para a mobilidade do futuro nas suas ruas se tratasse.