Skoda Octavia electrifica-se. Novos plug-in e mild hybrid
A revelação integral do novo Octavia RS iV, versão mais desportiva da gama, pela primeira vez animada por uma motorização híbrida plug-in, serviu para a Skoda dar a conhecer, também, as restantes propostas electrificadas do seu best-seller. Que passa a contar com mais uma variante híbrida plug-in, assim como com duas opções com tecnologia mild hybrid, denominada eTec pelo construtor checo.
Começando pelo Octavia RS iV, e como a Absolute Motors havia já noticiado, conta com a mesma motorização hibrida plug-in do mais potente dos novos VW Golf GTE, em que se combinam o motor 1.4 TSI de 150 cv, a caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e seis velocidades e um motor eléctrico de 115 cv e 330 Nm, para um rendimento combinado de 245 cv e 400 Nm. A bateria de iões de lítio a 37 Ah com 13 kWh de capacidade garante uma autonomia no modo totalmente eléctrico de até 60 km, sendo os 0-100 km/h cumpridos em 7,3 segundos e a velocidade máxima de 225 km/h.
Dispondo, de série, de direção com assistência progressiva e suspensão desportiva, o novo Octavia RS iV conta, ainda, com faróis de nevoeiro específicos, jantes de 8” pretas e pinças de travão vermelhas, grelha frontal, difusor traseiro e molduras das janelas pintados de perto brilhante – sendo o defector traseiro em preto na versão hatchbak, e na cor da carroçaria na carinha. O interior é dominado pelo preto, aqui se destacando o volante multifunções de três braços com logótipo vRS e patilhas de comando da caixa; os bancos desportivos em pele; o revestimento do tablier em Alcantara; e a pedaleira em alumínio.
Dando seguimento à electrificação da sua oferta, a mraca de Mladá Boleslav revelou, igualmente, o Octavia iV, um híbrido plug-in proposto com os níveis de equipamento Ambition e Style, e animado por um grupo motopropulsor que alia o motor 1.4 TSI à caixa DSG de seis relações e a um motor eléctrico de 115 cv, para um rendimento combinado de 204 cv e 350 Nm. A bateria é a mesma do desportivo da gama garantido a mesma autonomia eléctrica de até 60 km.
Da oferta da Skoda passam ainda a fazer parte, a partir do próximo Verão, duas versões eTec do Octavia, dotadas de tecnologia mild hybrid, ambas contando com alternador/motor de arranque integrado, sistema eléctrico de 48 Volt e bateria de iões de lítio com 0,6 kWh de capacidade (montada sob o banco do passageiro dianteiro). A versão de acesso monta o motor 1.0 TSI de três cilindros em linha e 110 cv, a mais potente recorre ao quatro cilindros 1.5 TSI de 150 cv, com o sistema a poder disponibilizar até 50 Nm de binário adicional ao motor de combustão, e a permitir, até, que, em determinadas situações, este possa ser desligado, para poupar combustível.