CompararComparando ...

Skoda Enyaq iV: SUV eléctrico em 2021 com até 500 km de autonomia

Artigo
Skoda Enyaq iV: SUV eléctrico em 2021 com até 500 km de autonomia

Enyaq iV é o nome do novo SUV da Skoda. Este é o primeiro modelo do género da marca checa totalmente eléctrico, e o seu primeiro automóvel desenvolvido a partir da plataforma MEB, para automóveis eléctricos, do Grupo VW (a mesma que serve, por exemplo, o ID.3). É, ainda, o primeiro modelo assente nesta base a ser fabricado fora da Alemanha, já que será produzido em Mladá Boleslav, onde o construtor tem a sua sede.

Produção essa que se iniciará no final deste ano, para que o modelo possa chegar ao mercado no início de 2021, e terá lugar numa linha de fabrico que o Enyaq iV partilhará com outros modelos igualmente assentes na plataforma MEB. Que é o mesmo que dizer que a Skoda tem já programado o desenvolvimento de mais modelos de propulsão exclusivamente eléctrica, como anteriormente anunciado num plano que prevê o lançamento de dez propostas electrificadas, identificadas pela sigla iV, entre 2019 e 2022.

Para já, do Enyaq iV apenas foram libertadas algumas imagens de protótipos de desenvolvimento em fase de testes, completamente funcionais, mas ainda deveras camuflados. Ainda assim, a Skoda garante que o design exterior será emotivo, mas sem descurar a funcionalidade, valor que sempre lhe foi tão caro.

Com 4648 mm de comprimento, 1877 mm de largura, 1618 mm de altura e 2765 mm de distância entre eixos, o Enyaq iV também usufruirá de um arranjo interior inédito, proporcionado pelas características específicas da plataforma MEB, que se traduzirá, por exemplo, num amplo espaço tanto para passageiros como para bagagens, sendo anunciada para a mala uma capacidade de 585 litros e um plano de carga baixo, para facilitar o acesso à mesma. O habitáculo será dominado pelo ecrã de 13” do sistema de infoentretenimento, em opção será proposto um head up display com realidade aumentada, a conectividade é outra das apostas da casa checa neste domínio, havendo ainda a referir que, no interior, serão aplicados novos materiais sustentáveis, alguns deles pela primeira vez utilizados na indústria automóvel.

Quanto aos motores, existirão cinco opções, três de tracção traseira e duas de tracção integral, que se distinguem, também, pela capacidade da respectiva bateria de iões de lítio, e pela potência que disponibilizam. Na base da oferta estará o Enyaq iV 50, com bateria de 55 kWh de capacidade (capacidade útil de 52 kWh), 148 cv de potência e até 340 km de autonomia no ciclo WLTP. O Enyaq iV 60 monta uma bateria de 62 kWh (capacidade útil de 58 kWh), oferece 180 cv e anuncia uma autonomia de até 390 km. Dispondo o Enyaq iV 80 de uma bateria de 82 kWh (capacidade útil de 77 kWh), 204 cv de potência e até 500 km de autonomia.

A mais dotada das versões de motor e tracção traseiros é a que está na base das duas variantes mais potentes e com tracção integral, assegurada por um segundo motor eléctrico destinado a animar o eixo dianteiro. O Enyaq iV 80X oferece 265 cv, o Enyaq iV vRS disponibiliza 306 cv, ambos anunciando até 460 km de autonomia. Com a derivação mais poderosa a estar apta a alcançar 180 km/h de velocidade máxima e a cumprir os 0-100 km/h em 6,2 segundos.

Para qualquer dos Enyaq iV existirão três opções de carregamento: a vulgar tomada corrente doméstica até 2,3 kW; uma Wallbox de 11 kW (em que o tempo de carregamento variará entre 6h00 e 9h00, dependendo da versão em questão, logo, da capacidade da respectiva bateria); e os postos de carga rápida de corrente contínua até 125 kW, em que é possível repor de 10-80% da carga da bateria em 40 minutos.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon