Nova Skoda Octavia Scout chega em Julho
Está marcada para o início do próximo mês de Julho a apresentação oficial da nova Skoda Octavia Scout, a versão mais polivalente da carrinha compacta da marca checa. Originalmente lançada em 2007, com a segunda geração da Octavia Break, nesta sua quarta geração promete oferecer maiores capacidades para enfrentar outros pisos que não o asfalto, embora seja a primeira vez que é disponibilizada com tracção apenas dianteira.
Visualmente, distinguem a nova Octavia Scout elementos como os pára-choques específicos, com base em plástico preto, o mesmo material que pode ser encontrado nos aros dos guarda-lamas e nas saias laterais; as protecções inferiores do châssis a imitar alumínio; os difusores dianteiro e traseiro, as barras de tejadilho, as caixas dos espelhos e as molduras das janelas com acabamento prateado; ou os emblemas Scout aplicados nos guarda-lamas dianteiros. Do equipamento de série fazem ainda parte as jantes de 18” (de 19” em opção) e os faróis de nevoeiro por LED, sendo opcionais as ópticas dianteiras por matriz de LED, que aqui fazem a sua estreia na gama Octavia.
Com 4703 mm de comprimento e 1829 mm de largura, a nova Octavia Scout é 16 mm mais comprida e 15 mm mais larga do que a sua antecessora, pelo que no seu interior pontificam todas as evoluções comuns a todos os membros da nova geração do Octavia, nomeadamente o espaço mais generoso para passageiros e bagagens – com o volume da mala, com os cinco lugares montados, a evoluir de 610 litros na anterior geração para 640 litros na actual Octavia Scout. A isto há que juntar predicados como os elementos decorativos específicos aplicados no tablier, os bancos ThermoFlux, o logótipo Scout aplicado nos bancos dianteiros, a pedaleira em alumínio e os revestimentos dos bancos, do volante, dos apoios de braços e do tablier com costuras contrastantes castanhas.
Com uma altura ao solo 15 mm superior à da Octavia Break, a nova Octavia Scout promete oferecer uma superior capacidade para enfrentar o fora de estrada, embora seja, ao mesmo tempo, a primeira a contar com versões de tracção apenas dianteira – as equipadas com os motores 2.0 TDI de 115 cv (caixa manual de seis velocidades); 1.5 TSI de 150 cv (caixa manual de seis velocidades); e 1.5 TSI e-Tec de 150 cv com tecnologia mild hybrid (caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e sete velocidades). No topo da oferta estão as variantes de tracção total, todas equipadas com caixa DSG de sete relações, e animadas pelos motores 2.0 TSI de 190 cv, 2.0 TDI de 150 cv e 2.0 TDI de 200 cv e 400 Nm – este último fazendo aqui a sua estreia, e assumindo-se como o Diesel mais poderoso de sempre da gama, conferindo ao modelo uma capacidade de reboque de 2000 kg.