Cupra Ateca renovado: linhas revistas e novos conteúdos
O Cupra Ateca acaba de ser revelado após a primeira actualização recebida desde o seu lançamento, em finais de 2018. Primeiro modelo disponibilizado unicamente pela nova submarca desportiva da Seat, passa a partir de agora a contar com diversas melhorias estilísticas, exteriores como interiores; e com um equipamento de série reforçado, em termos de conforto, segurança e conectividade.
Sob o capot mantém-se o motor 2.0 TSI de 300 cv e 400 Nm, combinado com a caixa pilotada DSG, de dupla embraiagem e sete velocidades, e com o sistema de tracção integral 4Drive com embraiagem multidisco de actuação electrohidráulica, integrada no eixo posterior – sendo uma opção o sistema de escape Akrapovič. Capaz de cumprir os 0-100 km/m e 4,9 segundos, e de alcançar 247 km/h de velocidade máxima, o Cupra Ateca usufrui, ainda, neste particular, dos serviços do sistema de amortecimento pilotado DCC e do sistema de travagem Brembo, oferecendo o selector de modos de condução com seis opções: Normal, Sport, Cupra, Individual, Neve e Off-Road.
Visualmente, o renovado Cupra Ateca distingue-se, desde logo, pela secção dianteira reformulada, graças à introdução de um pára-choques redesenhado e de novas ópticas integralmente por LED – ao passo que, na traseira, também há a referir um pára-choques de novo desenho e os farolins por LED com “piscas” dinâmicos. Estas modificações ditaram um aumento de 10 mm do comprimento total, e uma redução da altura de 2 mm, face ao modelo anterior, passando o Cupra Ateca a registar 4386 mm de comprimento, 1841 mm de largura, 1599 mm de altura, 2630 mm de distância entre eixos e çargura de vias de 1575 mm e 1549, à frente e atrás, respectivamente.
No interior, uma das principais alterações a ter em conta é a inclusão, no equipamento de série, dos anteriormente opcionais bancos desportivos do tipo baquet, cujo revestimento varia em função da escolha do ambiente interior: em tecido Dinamica, com suporte lateral em PVC (combinados com o tablier e moldura da consola central em alumínio escurecido), ou em pele azul com o ambiente Genuine Cupra, neste caso podendo deispor de ajustes eléctricos e memória. Menção, também, para o opvcional volante inspirado na competição, com patilhas de comando da caixa de maiores dimensões e botão de selecção do modo de condução Cupra.
No domínio da conectividade, a novidade é o painel de instrumentos totalmente digital de 10,25” agora combinado com um ecrã de 9,2” para o sistema de infoentretenimento com navegação integrada, comandos por voz, ligações Apple CarPlay e Android Auto (também via Bluetooh ou WLAN), e cartão e-SIM integrado. Ao mesmo tempo, o Cupra Ateca conta com um vasto leque de sistemas avançados de assistência ao condutor, caso do sistema de pré-colisão; do cruise control adaptativo e preditivo; dos assistentes de viagem, de emergência, lateral e de saída; e do auxílio ao estacionamento com reboque.