Bentley Bentayga renovado: novo design e mais tecnologia
Eis a primeira actualização do Bentley Bentayga, considerado como o precursor dos SUV ultraluxuosos. Cinco anos volvidos sobre o lançamento do modelo original, e com mais de vinte mil unidades vendidas nesse espaço de tempo, é a primeira proposta revelada pela marca de Crewe após o anúncio do seu plano Beyond100.
Como seria previsível, um dos principais sinais distintivos do actualizado Bentayga é a sua aparência exterior, agora mais de acordo com os novos ditames estilísticos da Bentley, adoptando elementos já introduzidos pelas mais recentes gerações do Continental GT e do Flying Spur. Todos os painéis de carroçaria dianteiros e traseiros foram modificados, mas sem que tal tenha alterado o desempenho aerodinâmico do veículo.
Atente-se, neste domínio, na grelha de maiores dimensões e colocada numa posição mais vertical; nas ópticas dianteiras por matriz de LED, com a nova assinatura visual da Bentley; no novo pára-choques frontal, com um desenho mais agressivo; nas jantes de design exclusivo; nas grelhas de maior dimensão montadas nos guarda-almas dianteiros. E, sobretudo, na secção posterior, a que maiores modificações recebeu: novo portão traseiro a toda a largura do veículo; inéditos farolins de formato elíptico e efeito tridimensional; chapa de matrícula agora colocada no pára-choques; e via 20 mm mais larga (o que trará benefícios também ao nível do comportamento dinâmico).
No habitáculo, são novos a secção central do tablier, o volante, os revestimentos dos painéis interiores das portas e os bancos – os traseiros agora opcionalmente disponíveis com ventilação na versão de cinco lugares. A Bentley afirma, ainda, que o espaço para pernas atrás aumentou até 100 mm, dependendo da configuração interior escolhida, estando disponíveis as de quatro lugares, com dois bancos individuais traseiros; a de cinco lugares; e a de sete lugares, com três filas de bancos.
No plano tecnológico, há a registar a introdução de um sistema de infoentretenimento de nova geração, com ecrã táctil de 10,9”; de um painel de instrumentos totalmente digital; da ligação Apple Carplay sem fios (proposta de série), que se junta à já existente Android Auto; e de um novo tablet de controlo remoto para os passageiros traseiros, semelhante ao introduzido pelo novo Flying Spur.
Na fase de lançamento, o renovado Bentayga será proposto com o motor 4.0-V8 sobrealimentado, com 550 cv e 770 Nm, capaz de o levar até aos 290 km/h e de lhe permitir cumprir os 0-100 km/h em 4,5 segundos. Estando já confirmada a chegada, numa fase posterior de comercialização, mas ainda este ano, da opção híbrida plug-in e da variante Speed, animada pelo motor W12 de 6,0 litros.