CompararComparando ...

Lamborghini Sián Roadster: 819 cv a céu aberto só para 19 felizardos

Artigo
Lamborghini Sián Roadster: 819 cv a céu aberto só para 19 felizardos

Sián Roadster foi, naturalmente, o nome atribuído pela Lamborghini à versão “aberta” do coupé com o mesmo nome. Aliás, excepção deita à remoção do tejadilho, não há muito mais que distinga os dois superdesportivos híbridos, a não ser o facto de o modelo fechado ser produzido em somente 63 exemplares, enquanto que o roadster será ainda mais exclusivo, tendo como destinatários apenas 19 clientes… já todos definidos!

Sem qualquer tipo de capota, o Sián Roadster é mais um passo dado pela marca do touro rumo à electrificação da sua oferta. Ao motor V12 atmosférico de 785 cv alia-se um motor eléctrico a 48 Volt com 34 cv, instalado na caixa de velocidades, para uma potência combinada de 819 cv, o que permite ao modelo anunciar menos de 2,9 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima superior a 350 km/h.

O sistema híbrido pesa somente 34 kg e está montado entre o habitáculo e o compartimento do motor, sendo função do motor eléctrico garantir as manobras a baixa velocidade, assim como um acréscimo de binário nas relações mais curtas e a velocidades mais baixas (até aos 130 km/h, momento em que o motor eléctrico é desconectado de forma automática), para uma mais intensa aceleração instantânea – e, assim, ajudar a suprir a sensação de falta de resposta e de decréscimo de aceleração nas passagens de caixa, através de uma aceleração praticamente ininterrupta. A alimentr o motor eléctrico está, não uma bateria de iões de lítio, mas um supercondensador (solução inédita, patenteada pela Lamborghini e, para já, exclusiva dos Sián e Sián Roadster), três vezes mais potente do que uma bateria com o mesmo peso, ou três vezes mais leve do que uma bateria de potência equivalente, e capaz de armazenar uma quantidade de energia até dez vezes superior.

Outro dos atributos do supercondensador, e, mais uma vez, por oposição ao que acontece com as habituais baterias de iões de lítio, é oferecer um fluxo de potência simétrico, ou seja, conta com a mesma eficiência nos ciclos de carga e de descarga (carrega e descarrega com a mesma potência), o que significa que o armazenamento de energia do Sián Roadster completa-se de cada vez que é efectuada uma travagem, ficando de imediato disponível o seu rendimento adicional – virtude que a casa transalpina assegura tornar o veículo 10% mais rápido do que se não dispusesse deste sistema, e aumentar em 10% a respectiva tracção em terceira velocidade. Para que tal seja possível, o Sián Roadster também conta com um sistema de travagem regenerativa altamente sofisticado, especialmente desenvolvido pela Lamborghini.

Embora cada exemplar do Sián Roadster seja totalmente personalizável por cada um dos seus 19 clientes, através do departamento Ad Personam da Lamborghini, a unidade presente nas fotografias ostentava a nova cor Blu Uranus, especialmente criada para o efeito e evocativa do azul do céu, contando as jantes com acabamento em Oro Electrum, o tom de dourado escolhido pela marca italiana para simbolizar a electrificação da sua oferta. O interior ostenta uma combinação de branco com detalhes em azul e elementos em alumínio dourado, podendo as saídas de ventilação, de novo desenho, e produzidas através de impressão 3D, ser personalizadas com as iniciais do cliente.

De resto, o Sián Roadster mantém o design futurista do coupé, mas exibindo, quando observado de cima, a linha de periscópio inspirada no Countach, que a Lamborghini afirma percorrer diagonalmente o habitáculo até à traseira, onde pontificam os farolins com seis luzes hexagonais, igualmente inspiradas no Countach, e o deflector retráctil, que se activa apenas durante a condução. A secção dianteira muito baixa, com splitter em fibra de carbono integrado, engloba as habituais ópticas em forma de “Y”, merecendo, igualmente, referência as aletas de refrigeração activas posteriores, concebidas recorrendo a uma tecnologia de materiais “inteligentes”, patenteada pela Lamborghini, que permite que a respectiva activação seja desencadeada pela reacção dos mesmos à temperatura gerada pelo sistema de escape, a qual lhes permite girar para garantirem a almejada refrigeração com um reduzido acréscimo de peso.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon