Novo BMW Série 4 Cabrio: o regresso da capota de lona
Já foi apresentado pela BMW o novo Série 4 Cabrio. Disponível no mercado no próximo mês de Março, era a declinação que faltava na mais recente geração do familiar médio da casa de Munique, destacando-se, desde logo. pela adopção de uma capota de lona, por troca com o tejadilho rígido removível do modelo anterior, 40% mais leve do que este, pese embora a marca germânica garanta ser capaz de garantir o mesmo nível de rigidez estrutural. É proposta de série em preto, em opção em cinzento com efeito antracite.
Outros atributos da nova capota de lona será conseguir oferecer um isolamento térmico e acústico tão bom, ou melhor, do que no Série 4 Cabrio da pretérita geração, e ainda uma superior capacidade para o transporte de bagagens. Com a capota recolhida, o volume da mala é de 300 litros (mais 80 litros do que no anterior modelo), passando a ser de 385 litros quando esta está colocada (mais 15 litros do que anteriormente).
Também a ter em conta, a afirmação da BMW de que o novo Série 4 é o modelo que visualmente mais se diferencia do Série 3. Para o que não serão alheios os contributos dados, neste domínio, pela sobredimensionada grelha frontal, e pelas ópticas por LED ultrafinas incluídas de série (por laser em opção).
A gama de motores começará por ser composta por três motores a gasolina e dois a gasóleo, todos combinados com a caixa automática Steptronic de oito velocidades. Todas as unidades de seis cilindros em linha, e todas as motorizações a gasóleo, estão dotadas de tecnologia mild hybrid, com um alternador/motor de arranque integrados capaz de oferecer 11 cv de potência adicional em determinadas situações de utilização. As varsiantes mais potentes são propostas de série com tracção integral xDrive.
No topo da gama estará, assim, o M440i xDrive Cabrio, animado pelo seis cilindros em linha de 374 cv e 500 Nm, seguindo-se as duas versões equipadas com o quatro cilindros a gasolina de 2,0 litros: 430i Cabrio (258 cv e 400 Nm) e 420i Cabrio (184 cv e 300 Nm). Já a oferta Diesel começará por incluir a versão de quatro cilindros e 2,0 litros, o 420d Cabrio (190 cv e 400 Nm), a que se seguirão, numa fase subsequente de comercialização, as opções a gasóleo de seis cilindros em linha:e 430d Cabrio (286 cv e 650 Nm, a lançar em Julho de 2021) e M440d xDrive Cabrio (340 cv e 700 Nm, a lançar em Novembro do próximo ano).