Lamborghini SC20: ADN da competição em exemplar único
Chama-se SC20 o segundo modelo criado, dois anos depois do SC18 Alston, como exemplar único pela Lamborghini Squadra Corse, departamento de competição da casa de Sant’Agata Bolognese. Um superdesportivo aberto, com portas de abertura vertical e dotado de inúmeras soluções oriundas da competição, mas homologado para utilização em estrada, o qual foi desenhado pelo Lamborghini Centro Stile respeitando os desejos do seu afortunado cliente, que esteve envolvido no projecto logo desde os primeiros esboços.
O objectivo foi criar um veículo único, extremo em termos de design e prestações, com soluções aerodinâmicas oriundas dos Lamborghini de competição, incorporadas em linhas sem precedentes e com detalhes exclusivos. Segundo a marca italiana, as suas principais fontes de inspiração foram o Diablo VT Roadster, o Aventador J, o Veneno Roadster e o Concept S, com a carroçaria em fibra de carbono a ser polida à mão pelos especialistas em aerodinâmica do fabricante transalpino, para optimizar o fluxo de ar, tanto em termos de performance como para conforto dos ocupantes, mesmo a alta velocidade. Refira-se que o SC20, para além de ser desprovido de tejadilho, conta com um splitter dianteiro e tomadas de ar no capot frontal inspirados pelo Huracán GT3 EVO, com painéis laterais que reflectem soluções adotadas no Essenza SCV12, e com uma imponente asa traseira em carbono regulável em três posições, para uma carga aerodinâmica baixa, média ou elevada.
Em termos de estilo, e a par das linhas inéditas, referência para a combinação cromática exterior exclusiva, em que a base é o branco Bianco Fu, criado especificamente para este cliente, complementado por elementos em azul Blu Cepheus, sendo a mesma replicada no cockpit, em conjunto com elementos em preto Nero Cosmus e em branco Bianco Leda. Ainda assim, no interior, o que domina é a fibra de carbono, seja a visível (painel frontal, compartimento traseiro, painéis das portas, consola central e aplicações no volante, além da monocoque), seja a utilizada na estrutura dos bancos, revestidos a Alcantara e pele. Já as pegas das portas são maquinadas numa peça única de alumínio sólido, e as saídas de ventilação criadas por impressão 3D.
A animar o SC20 está o conhecido V12 atmosférico de 6498 cc da Lamborghini, capaz de debitar 770 cv/8500 rpm e um binário máximo de 720 Nm/6750 rpm, combinado com a caixa pilotada de sete velocidades ISR (Independent Shifting Rod). A potência é transmitida ao solo através de um sistema de tracção integral com diferencial central electrónico, sendo os pneus Pirelli PZero Corsa montados em jantes de alumínio com porca de fixação central, de 20” na frente, e de 21” atrás. O preço esse, e como é da praxe nestes casos, é, para o comum mortal, uma incógnita…