Jeep celebra 80º aniversário com séries especiais comemorativas
Comemoram-se em 2021 os oitenta anos da Jeep, cuja história se iniciou com o Willys MB, primeiro veículo 4×4 produzido em série, e a marca norte-americana faz, naturalmente, questão de assinalar devidamente a efeméride. Este será, por isso, o ano não só da chegada dos seus primeiros híbridos plug-in (Renegade 4xe, Compass 4xe e Wrangler 4xe), como de uma série de iniciativas que incluirão diversos eventos específicos levados a cabo um pouco por todas as latitudes; o lançamento de séries especiais 80th Anniversary do Renegade, Compass, Wrangler e Gladiator, baseadas na versão mais vendida de cada modelo; e a implementação de um novo programa de fidelização.
Denominado Jeep Wave, este programa oferece aos proprietários de modelos da marca serviços exclusivos e benefícios especiais. Em Portugal a partir de março, para as séries especiais de aniversário, e para todos os veículos adquiridos em 2021, é caracterizado por um logótipo específico, inspirado na tradicional saudação dos proprietários Jeep (uma mão levantada a acenar, ou dois ou quatro dedos estendidos para cima a partir do volante), apresentando como principais vantagens os quatro anos de manutenção programada (48 meses a partir da compra), serviço de assistência em viagem 24 hora por dia/7 dias por semana, serviço prioritário de apoio ao cliente prestado por um call center da Jeep multilíngue, e acesso privilegiado a eventos e parcerias da marca.
Mas as grandes estrelas do calendário das celebrações serão, sem dúvida, as séries especiais comemorativas da efeméride. Caracterizadas, como é da praxe, quer pela inclusão de um equipamento de série mais completo, nomeadamente no capítulo dos conteúdos tecnológicos e de segurança, quer por elementos estilísticos exclusivos.
O primeiro a chegar será o Renegade 80th Anniversary. Já à venda Europa, e muito em breve disponível em Portugal, é proposto com os motores a gasolina 1.0 Turbo (três cilindros de 120 cv e 190 Nm, caixa manual de seis velocidades, tracção dianteira, preço em Portugal de €29 000) e 1.3 Turbo (quatro cilindros de 150 cv e 270 Nm, caixa pilotada DDCT de dupla embraiagem, tracção dianteira, preço em Portugal de €32 000), bem como com uma motorização híbrida plug-in (motor 1.3 Turbo combinado com um motor eléctrico, caixa automática de seis velocidades, rendimento combinado de 190 cv e 270 Nm, tracção integral).
Distingue-se, visualmente, pelas aplicações em cinzento mate na grelha frontal, pelas jantes de 18” e pelo exclusivo emblema comemorativo ‘80th Anniversary’. Ao que adiciona um equipamento de série que inclui, entre outros, vidros traseiros escurecidos; pack “Full LED” (luzes diurnas, ópticas dianteiras, faróis de nevoeiro e farolins traseiros); bancos em tecido cinzento escuro com padrão diamantado (opcionalmente, em pele preta) e pespontos contrastantes em cinzento claro; forro do tejadilho em preto; tapetes com emblema comemorativo; sistema de infoentretenimento Uconnect com ecrã táctil de 8,4”, ligações Apple CarPlay e Android Auto, rádio DAB, navegação e ecrã de boas vindas com o tema ‘Since 1941’; cruise control adaptativo; monitorização do ângulo morto com alerta de veículos pela traseira; travagem autónoma de emergência com alerta de colisão frontal; assistente à manutenção na faixa de rodagem; sistema de leitura de sinais de trânsito com assistente de velocidade máxima; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; e alerta de atenção do condutor.
Disponível na Primavera, o Compass 80th Anniversary será a primeira versão a chegar ao mercado europeu da mais recente do modelo. Também aqui, referência para os emblemas celebrativos e para as exclusivas jantes em liga de 18”. Neste caso, a Jeep não adianta quais os motores a propor pela série especial, mas destaca o facto de o renovado Compass contar com uma estética actualizada, interiores completamente novos, uma oferta de motes que inclui unidades a gasolina, Diesel e híbridas plug-in, e ainda uma série de novos conteúdos tecnológicos e de segurança.
Também na Primavera chegará o Wrangler 80th Anniversary. Tal como acontecerá, a partir da agora, com todas as versões deste modelo no mercado nacional, a edição especial é animada pelo grupo motopropulsor híbrido plug-in que conjuga um motor 2.0 a gasolina turbocomprimido com dois motores eléctricos e a caixa automática TorqueFlite de oito velocidades, para uma potência combinada de 380 cv e uma autonomia de 50 km em modo de condução totalmente eléctrico. Claro que a tracção integral não poderia faltar, com a Jeep a garantir que o Wrangler 4xe é o Wrangler mais capaz de sempre.
Em termos de estilo, e no exterior, caracterizam o Wrangler 80th Anniversary a grelha e a moldura dos ópticas dianteiras integralmente por LED e dos faróis de nevoeiro em cinzento metalizado; as jantes em liga de 18” bicolores de desenho específico com aplicações em cinzento; a capota rígida na cor da carroçaria; e o emblema especial “80th Anniversary”. No habitáculo, marcam presença os bancos em pele preta com pespontos em cinzento claro; o emblema “80th Anniversary”; o tablier revestido a pele com costuras contrastantes; os tapetes pretos específicos; o sistema de infoentretenimento Uconnect com ecrã táctil de 8,4 e navegação; o painel de instrumentos digital de 7”; o sistema de som Alpine com nove altifalantes e subwoofer de 552 Watt; a monitorização do ângulo morto com alerta de veículos pela traseira; a câmara de estacionamento traseira; os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; o sistema de acesso e arranque sem chave; e os retrovisores exteriores com regulação eléctrica.
Por fim, mas não menos importante, a Gladiator 80th Anniversary, que estará à venda em Portugal na Primavera, podendo já a imponente pick-up da Jeep ser encomendada no mercado português em todas as suas versões, sempre animada pelo motor turbodiesel 3.0-V6 MultiJet com 264 cv e 600 Nm, ao qual está acoplada uma caixa automática de oito velocidades. Os principais elementos distintivos da série especial de aniversário são as jantes em liga de 18” com aplicações em cinzento; a grelha frontal e as molduras das ópticas dianteiras e dos faróis de nevoeiro em cinzento; a capota rígida e as protecções das cavas das rodas na cor da carroçaria; os emblemas comemorativos; a caixa de carga com revestimento pulverizado; os estribos laterais; os bancos em pele preta com pespontos em cinzento claro; o emblema “80th Anniversary”; e um equipamento de série em tudo semelhante ao já enumerado para o Wrangler 80th Anniversary.