Renovado VW Polo GTI com 207 cv. Chega no Outono
Acaba de ser apresentado pela VW o renovado Polo GTI, versão que completa a actualização da sexta geração do popular utilitário da marca de Wolfsburg, e tem chegada ao mercado agendada para o próximo Outono. Introduzida pelo Golf, em 1976, e depois utilizada no Scirocco, a sigla GTI fez a sua estreia no Polo em 1988, no modelo que veio substituir o não menos emblemático Polo G40.
Visualmente, o revisto Polo GTI destaca-se do seu antecessor, e dos restantes membros da sua gama, pela aplicação dos marcantes emblemas GTI a vermelho (no lado direito da grelha frontal em ninho de abelha, com moldura inferior igualmente a vermelho, e ao centro do portão traseiro, sob o logótipo da marca); pelas novas ópticas dianteiras IQ.Light do tipo LED Matrix incluídas de série, e unidas por uma barra de LED (fazendo a ponte com os modelos eléctricos da família ID da VW, assim como com os novos Golf, Arteon e Tiguan); pelos farolins por LED de novo desenho com “piscas” dinâmicos; e pelos pára-choques redesenhados. As jantes são de série de 17” (de 18” em opção), com as cores exteriores vernelha, azul e branca, o tejadilho pode, opcionalmente, ser pintado de preto.
No habitáculo, destaque para os bancos desportivos, com a secção central revestida no característico padrão de xadrez “Clark”, e para as costuras contrastantes vermelhas. O painel de instrumentos totalmente digital, com ecrã de 10,25”, é de série, ao passoi que o sistema de infoentretenimento permanentemente conectado de ultima geração (MIB3.1), com cartão eSIM e ligação USB-C, oferece de série um ecrã de 8”, podendo, em opção, contar com um ecrã de 9,2” e navegação integrada, bem como com um sistema de carregamento por indução para smartphones.
A animar o Polo GTI está o motor 2.0 TSI, com injecção directa de gasolina e turbocompressor, apto a disponibilizar 207 cv de potência e um binário máximo de 320 Nm, disponível de forma constante entre as 1500-4500 rpm. Tendo acoplada a caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e sete velocidades, e face a um peso de 1286 kg, permite ao modelo cumprir os 0-100 km/h em 6,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 240 km/h.
Pelo seu lado, o châssis recebe uma afinação específica de pendor desportivo, por isso se denominando Sport Select, em que se incluem a suspensão rebaixada 15 mm, a barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro, os sinoblocos traseiros mais rígidos e os amortecedores pilotados (podendo o condutor optar entre dois níveis de firmeza) – além de incluir o diferencial de bloqueio electrónico XDS. O selector de modos de condução oferece as opções Eco, Normal, Sport e individual.
Menção, ainda, para a segurança e para os sistemas de avançados de assistência à condução. Neste particular, o renovado Polo GTI conta, entre outros, com airbag central dianteiro (montado nas costas do banco do condutor); sistema IQ.Drive Travel Assist (condução autónoma de nível 2, combina o funcionamento do cruise control adaptativo com o do assistente activo à manutenção na faixa de rodagem operando entre os 0-210 km/h); assistente de estacionamento com alerta de tráfego cruzado pela traseira; travagem autónoma de emergência com alerta de colisão frontal e detecção de peões e ciclistas; alerta de fadiga do condutor; sistema de travagem preventivo de multicolisões; sistema de pre-crash de protecção proactiva dos ocupantes; e sistema de monitorização da pressão dos pneus.