CompararComparando ...

Maserati com que Stirling Moss se despistou vai a leilão

Artigo
Maserati com que Stirling Moss se despistou vai a leilão

[doptg id=”353″]

O mundo dos leilões de modelos clássicos é um universo bem “vivo” e regularmente vários leilões importantes por todo o mundo trazem à luz do dia raridades únicas na sua história e… no seu preço. Desta feita a RM Auctions vai levar a leilão um conjunto de modleos italianos dos anso 50 e 60 bem raros e igualmente caros. Entre eles encontra-se o Maserati 450S com que Stirling Moss teve um acidente  nas Mille Miglia de 1956, ainda quando este modelo se denominava Maserati 350S. A lenda britânica teve uma falha nos travões e acabou por se despistar e embater numa árvore a escassos metros de uma ravina. Tanto Stirling Moss como o co-piloto não sofreram qualquer lesão, mas o Maserati 350S de seis cilindros estava teoricamente condenado. No entanto, a Maserati recuperou-o e passou a utilizá-lo como base de testes para o novo motor V8 de 5.7 litros de cilindrada dando-lhe o novo nome de 450S. Tinha uma maior distância entre eixos e uma nova carroçaria apenas com um lugar para o piloto.

1956-maserati-450s-prototype-001-1

O “novo” Maserati 450S regressou à competição precisamente pelas mãos de Stirling moss e Juan Manuel Fangio na prova dos 1000KM de Buenos Aires em 1957, mas acabaria por desistir com problemas de transmissão. O 450S regressaria ainda nesse ano às Mille Miglia com Jean Bertha aos comandos mas mais uma vez não terminaria a prova porque voltou mais uma vez a sofrer um acidente. Depois destas aventuras pouco afortunadas na competição o 450S ficaria em “repouso” nas oficinas da Maserati até 1965, mas sem motor. Depois de ter passado por vários proprietários este MAserati foi alvo de um restauro nos anos oitenta, tendo recebido o seu motor de “origem”, o V8 de 5.7 litros e voltaria à ribalta nas Mille Miglia de 1987.

Desde então, de acordo com a RM Auctions o Maserati 450S tem estado parado em exposição num ambiente climatericamente controlado. Esta raridade da qual apenas foram produzidas 11 unidades (incluindo o protótipo) vai agora a leilão com um dos valores estimados mais altos de todos os modelos deste evento que terá lugar no Mónaco, no dia 10 de Maio. Este Maserati 450S está cotado com um valor entre os 4 e os 5,5 milhões de euros.

 

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Grilo