Lotus Type 135: novo desportivo 100% eléctrico em 2026
Aposta forte da Lotus na mobilidade sustentável, garantida pelo lançamento de quatro novos modelos de propulsão totalmente eléctrica – para que, em 2028, ano em que a marca de Hethel celebrará o seu 80º aniversário, a respectiva oferta seja exclusivamente composta por modelos deste género. O plano prevê a introdução, por esta ordem, de um SUV (internamente conhecido pela sigla de código Type 132), de um coupé de quatro portas (Type 133), de um crossover (Type 134) e de um desportivo (Type 135) – este último com chegada ao mercado aprazada para 2026, e do qual foi, agora, revelada a primeira imagem.
Imagem que permite identificar uma frente deveras afilada, de algum modo a fazer lembrar o emblemático Espirit, e fazendo crer que a lotação seja de apenas dois passageiros, até pelo formato do tejadilho. Na sua génese estará a nova plataforma modular E-Sports, específica para modelos 100% eléctricos, capaz de dar origem a automóveis de tracção traseira ou integral, e em que a potência, dependendo da configuração adoptada, pode variar entre os 469 cv e os 872 cv.
Outros dos trunfos desta solução, o peso 37% inferior à da plataforma utilizada no Emira, e a possibilidade de montar as baterias atrás dos bancos, replicando o que sucede com a unidade motriz num desportivo convencional, animado por um motor térmico montado em posição central. De referir, ainda, que as baterias destinadas à nova geração de modelos eléctricos da Lotus estão a ser desenvolvidas em conjunto com os especialistas da Britishvolt.