Peugeot revela EXALT
Percorridos dois anos desde da apresentação do Onyx concept, a Peugeot revelou a primeira imagem do resultado final deste projecto – o protótipo EXALT, a apresentar oficialmente no Salão de Pequim (abre portas a 20 de Abril próximo), e de que resultará em breve um modelo de produção em série. Segundo a marca do leão, a criação e o desenvolvimento do EXALT sofreram inúmeras influências de materiais existentes no meio ambiente, tais como a textura do exterior – inspirada na pele de tubarão -, que visualmente faz lembrar uma barra de metal.
Outro material que será possível encontrar neste veículo será um fonoabsorvente feito a partir de lã, que ao que tudo indica permite melhorar a acústica do veículo. A casa Sochaux utilizou ainda no habitáculo materiais como o couro envelhecido, e aplicações em aço e ébano, por forma a embelezar e tornar esta secção o mais ergonómica possível.
No que respeita à tecnologia, será de contar com o novo sistema Peugeot i-Cockpit, luz negra e ainda um purificador de ar nomeado Pure Blue. A animar o EXALT está um motor a gasolina combinado com um motor eléctrico, no que é a primeira derivação com motor de ciclo Otto do conhecido sistema HYbrid4. Com 340 cv de potência combinada no caso em apreço, este sistema consegue ainda oferecer a tração integral, sempre que estejam em funcionamento os motores eléctrico e combustão.