Nokia vai investir 73 milhões de euros nos automóveis
Depois de ter vendido à Microsoft a sua divisão de telefones móveis, a Nokia vai agora virar-se para os sistemas automóveis e já criou um fundo de 100 milhões de dólares, cerca de 73 milhões de euros, denominado Conected Car e que se destina ao desenvolvimento de novas tecnologias no sector automóvel.
Este fundo gerido pela Nokia Growth Partners irá aumentar o investimento da companhia em sistemas de comunicação entre veículos nos mercados dos Estados Unidos, China, Índia e Europa. Segundo Paul Asel, membro do Nokia Growth Group, “acreditamos que os veículos serão a nova plataforma de tecnologias móveis às quais iremos aplicar toda a nossa experiência e conhecimento da indústria dos telemóveis”.
O próprio sistema de navegação HERE da Nokia, anteriormente designado por Nokia Maps e que é utilizado por alguns construtores automóveis como a Toyota e BMW, também deverá ser melhorado. Este sistema já serve de base a outros sistemas de navegação e segundo a Nokia está presente em cerca de 10 milhões de automóveis que foram vendidos nos Estados Unidos e na Europa no ano passado.
“À medida que os veículos estão cada vez mais interligados a tendência é para que a tecnologia comece a estar cada vez mais uniformizada” comentou Paul Asel, o que deixa antever que quantos mais veículos “falarem” a mesma língua, maiores possibilidades existirão de expandir as novas soluções que uma espécie de “Car Cloud” (chamemos-lhe assim) poderá originar. Não apenas em termos de comunicação de dados ou voz, como de segurança rodoviária ou navegação, entre tantos outros.