Opel Insignia Country Tourer em estreia no Salão de Frankfurt
A Opel elegeu a designação Country Tourer para identificar a nova variante de vocação mais polivalente da carrinha Insignia, cuja estreia oficial está agendada para 10 de Setembro próximo, no Salão de Frankfurt.
Logo num primeiro olhar, esta novel derivação da carrinha de topo da Opel distingue-se da Insignia Sports Tourer pela altura ao solo 20 cm mais elevada, pelas cavas das rodas alargadas e pelas inevitáveis protecções adicionais de carroçaria, a par de outros detalhes estéticos – caso das ópticas dianteiras com luzes diurnas por LED, tecnologia aplicada também nos farolins traseiros.
Quando chegar ao mercado, no próximo Outono, a Insignia Country Tourer será proposta com três motores, todos sobrealimentados e dotados de injeção directa de combustível: 2.0 Turbo a gasolina, com 250 cv e 400 Nm; 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv e 400 Nm; e 2.0 CDTI de 163 cv e 350 Nm (380 Nm em overboost). Enquanto a mais potente das propostas Diesel apenas estará disponível com caixa automática de seis velocidades, as duas restantes oferecem de série uma caixa manual de seis relações, sendo a caixa automática uma opção.
Contudo, o que realmente será decisivo para justificar o carácter mais polivalente e aventureiro da Insignia Country Tourer é o sistema de tracção total Adaptive 4×4. Com uma configuração do tipo Haldex, conta com um acoplamento viscoso central que assegura a repartição do binário entre os dois eixos, e com um diferencial autoblocante traseiro para repartir o binário entre as rodas porteriores.
Qualquer destes elementos é gerido electronicamente, com o intuito de assegurar a mais rápida possível capacidade de resposta quando as condições de aderência se degradam ou as exigências da condução aumentam, e ambos estão aptos a fazer variar a distribuição do binário entre 0% e 100%.
[doptg id=”15″]