CompararComparando ...

O desempenho dos veículos eléctricos

Artigo
O desempenho dos veículos eléctricos

Estava na esplanada, junto ao canal, com uns amigos. Os barcos carregados de turistas circulavam constantemente de um lado para o outro, emitindo o comum ruido do motor. Então, fiz um reparo – se estes barcos fossem elétricos, para além de não emitirem este ruído incomodativo, não poluiriam os canais nem o ambiente e por certo seriam mais económicos para os seus donos.

Foi só um passo, e já estávamos a falar de carros elétricos! Mas, eis que as comuns questões apareceram na discussão! “Mas não são uns papa-reformas, feios e sem desempenho!?”; “E as baterias, viciam?”; “Demoram uma eternidade a carregar, não demoram?” Etc.

Para desmistificar estas e outras questões e ideias preconcebidas acerca dos veículos elétricos, alguns fabricantes mundiais apostaram nos últimos anos no desenvolvimento de protótipos demonstrativos, ou mesmo topos de gama de produção, onde todos os paradigmas são quebrados. Em alguns casos estamos mesmo a falar de novos records de desempenho, nunca antes estabelecidos por veículos a combustão. A ideia foi criar supercarros excecionais e com características surpreendentes.

Quem já não ouviu falar de um Tesla Model S Performance, que atinge os 100 km/h em apenas 4,2 segundos, graças o seu motor elétrico de 416 cavalos e com uma autonomia de mais de 400 km! Mas este é apenas um dos supercarros atualmente disponíveis no mercado. Poderia falar ainda acerca do Mercedes SLS AMG Electric, ou do BMW i8, revisitar o extraordinário Fisker Karma, ou o Porsche Panamera S E-Hybrid que graças à motorização elétrica auxiliar consegue aumentar o seu desempenho global. Poderia ainda falar do superdesportivo Drayson Racing b12 69ev de 850 cv, que estabeleceu um novo record de velocidade em terra, em veículo 100% elétrico, ao atingir 333 km/h. No entanto neste artigo vou-me focar na apresentação de um extraordinário projeto, desenvolvido na Croácia e de nome Rimac, Concept_One.

Rimac

A ideia por detrás do desenvolvimento do Concept_One, foi criar um supercarro excecional, com um powertrain único, capaz de superar todos os convencionais paradigmas negativos acerca dos veículos elétricos. O Concept_one teria que ser muito bonito, ter um desempenho extraordinário, ser muito seguro, ter grande autonomia, ser um prazer de condução e usar alta tecnologia.

Constituído por quatro motores elétrico, um em cada roda, com capacidade de controlar cada motor separadamente, centenas de vezes por segundo, em ambos os sentidos, apresenta uma grande vantagem em comparação com carros desportivos tradicionais. Um motor elétrico não conhece as palavras “lag”, ou “tempo de mudança de velocidade”. Focado na experiência de condução, o Concept_One é impulsionado por componentes da mais alta tecnologia de propulsão elétrica, desafiando o futuro do desenvolvimento automóvel.

Com um peso de 1950 kg, 1088 cv e um binário desde 0 rpm de 1600 Nm, o Concept_One pode atingir os 100 km/h, desde zero, em apenas 2,8 segundos e continua a acelerar até mais de 300 km/h. O Concept_One não é apenas um carro elétrico, foi projetado para ser um supercarro, em que toda a arquitetura foi desenvolvida a partir do zero e pensada para ser o melhor! O Rimac Concept-One, está equipado com um pack de baterias Lithium-Iron-Phosphate(LiFePO4), com capacidade de 91 kWh, proporcionando uma autonomia de até 600 km.

Lindo, não é?

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon