CompararComparando ...

Abarth 595 biposto: o espírito da competição

Artigo
Abarth 595 biposto: o espírito da competição

Passaram cinquenta anos sobre o lançamento do primeiro Abarth 695, por sinal no Salão de Genebra. Em 1964, esta versão mais aguerrida do 500D de então contava com um motor de 699,5 cc com 30 cv, e era capaz de alcançar 130 km/h e de cumprir os 60-80 km/h em 5,2 segundos. Cinco décadas volvidas, o Grupo Fiat decidiu prestar homenagem a este modelo através do lançamento (mais uma vez no certame helvético) do Abarth mais radical de sempre: disponível em Portugal no Outono (mas ainda sem preço definido), adopta a designação Abarth 695 biposto e inclui uma série de elementos exclusivos, oriundos de alguns dos mais reputados fabricantes de componentes destinados à competição, que fazem deste o mais rápido Abarth de sempre autorizado a circular na via pública.

Como se pode depreender do seu nome, o 695 biposto começa por se distinguir por oferecer apenas dois lugares – isto porque a sua filosofia de produto, totalmente orientada no sentido da performance e da eficácia, levou à supressão do maior número possível de elementos considerados supérfluos numa proposta deste género, por forma a reduzir o peso na máxima extensão possível. A par dos bancos traseiros, o Abarth 695 biposto também dispensa os faróis de Xénon, os faróis de nevoeiro, o sistema de climatização, os vidros eléctricos e o sistema de som. Ao mesmo tempo, as janelas dianteiras foram substituídas por vidros em policarbonato com uma portinhola deslizante, para um peso final de 997 kg.

Abarth 695 Biposto II

O ambiente interior emana da competição e conta com materiais nobres em diversos locais, como o carbono, o alumínio ou o titânio

No habitáculo, a primeira nota de destaque vai para o comando da caixa de velocidades, o primeiro do género num automóvel de produção deste segmento: do tipo directo em “H” (como na competição), e fornecido pelos especialistas da Bacci Romano, conta com engrenagens em alumínio totalmente à vista, e até é capaz de dispensar o uso da embraiagem nas trocas de mudança em aceleração. Ainda no que à transmissão diz respeito, o Abarth 695 biposto inclui um diferencial autoblocante dianteiro, também ele, derivado da competição.

Em destaque no interior está ainda o data logger MLX fornecido pela AIM Sport, para os que pretendam utilizar o 695 biposto em circuito ou façam questão de ter registo permanente dos dados da performance do veículo (e de si próprios…). Dignos de menção são ainda a pedaleira e os apoios de pés para condutor e passageiro em alumínio; a utilização de carbono no tablier, nos painéis laterais dianteiros e traseiros, na cobertura do túnel central e no travão de mão; o roll bar traseiro da Poggipolini em titânio; a rede “anti-intrusão” que separa a bagageira do cockpit; ou as baquets Sabelt com estrutura em carbono, revestidas a Alcantara e pele e dotadas de cintos de quatro pontos, fixados ao roll bar posterior.

Abarth 695 Biposto 4

Ao roll bar traseiro em titânio são fixados os cintos de segurança de quatro pontos e a rede protectora de bagagens

No exterior, o Abarth 595 biposto distingue-se pelos pára-choques dianteiro e traseiro, pelas saias laterais, pelos guarda-lamas e pelo deflector traseiro mais proeminentes e com inserções em carbono, tudo elementos fornecidos pela Zender. A pintura específica, com acabamentos em titânio no capot, puxadores das portas e portão traseiro, é outros dos seus elementos distintivos. Por seu turno, o capot é construído em alumínio e conta com duas saliências, em homenagem ao histórico 124 Abarth; ao passo que as caixas dos retrovisores são em carbono.

Se tudo o acima exposto já seria suficiente para fazer do Abarth 595 biposto uma proposta muito especial, há ainda que contar com a sua dotação mecânica. Começando pelo motor 1.4 T-Jet, este recebeu um novo intercooler montado na frente com tomadas de ar específicas; um filtro de ar BMC; e um sistema de escape de duplo estágio Akrapovic, com ponteiras em titânio. Com tudo isto, a potência oferecida é de 190 cv, anunciando o Abarth 595 biposto prestações de excepção, em boa parte justificadas por uma relação peso potência referencial para a classe (5,2 kg/cv): velocidade máxima de 230 km/h e aceleração 0-100 km/h cumprida em somente 5,9 segundos.

Abarth 695 Biposto 2

O sistema de escape, oriundo da Akrapovic, conta com ponteiras em titânio

Para lidar convenientemente com estes valores, o Abarth 595 biposto recebeu um sistema de travagem Brembo derivado da competição, que na frente conta com pinças flutuantes de quatro pistões e discos ventilados e perfurados, de 305 mm de diâmetro; jantes OZ de 18” com pneus de medida 215/35; e amortecedores Extreme Shox com regulação da altura e do hidráulico. É caso para afirmar que nunca, como agora, foi tão levada a peito a filosofia de Carlo Abarth: “ao Domingo nas pistas, à segunda-feira no escritório”.

Para quem tudo isto não seja suficiente, a Abarth desenvolveu, ainda, três kits de personalização destinados ao 595 biposto. O “Kit 124 Speciale” inclui o capot em alumínio com design específico, cubos e parafusos das rodas em titânio, e tampas dos depósitos de óleo e de combustível também em titânio. Com o “Kit Carbono” usufrui-se de caixas dos espelhos em carbono, material aplicado também no tablier, nos painéis interiores das portas e na moldura do espelho retrovisor interior. No caso do “Kit Pista”, os acessórios propostos provêm directamente da competição, caso do sistema digital de registo de dados dos cintos de quatro pontos fixados directamente às baquets; ou do fato, das luvas, dos sapatos e do capacete de competição, que até podem ser personalizados com as iniciais do proprietário.

Abarth 695 Biposto 1

No Abrth 595 biposto, o capot é em alumínio e os pára-chjoques, saias laterais, guarda-lamas e deflector traseiro específicos e mais proeminentes

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon