Arrinera Hussarya GT vai ter versão civil
A polaca Arrinera concebeu o Hussarya GT principalmente para a competição, onde se deverá estrear em 2017, mas tem já previsto o lançamento de uma versão autorizada a circular na via pública, ou, melhor ainda, num track day. O conceito do modelo, que será construído em Inglaterra, assenta na simplicidade e facilidade de condução e manutenção, apelando aos pilotos privados que busquem uma alternativa mais acessível aos carros de corrida usados das marcas de topo.
Construído por forma a cumprir com os regulamentos da classe FIA GT3, o Hussarya GT recorre a um châssis modular em aço, inspirado nas estruturas dos aviões Hurricane e Spitfire utilizados pelos pilotos polacos nas campanhas dos Aliados da Segunda Guerra Mundial, e a suspensões do tipo pushrod nas quatro rodas, com amortecedores Öhlins reguláveis. O motor é o célebre “small block” da GM, um V8 atmosférico com 7,0 litros capaz de debitar mais de 505 cv, combinado com uma caixa de seis velocidades sequencial com comandos no volante Hewland – sendo os travões com discos de 380 mm de diâmetro e pinças monobloco de seis pistões fornecidos pela Alco.
A carroçaria, em cuja concepção participaram activamente especialistas em aerodinâmica da Universidade de Varsóvia, promete um excepcional desempenho neste domínio. As suas formas definitivas foram criadas tendo em conta os resultados obtidos na análise computacional da dinâmica de fluídos, em túnel de vento e em condições de utilização reais.