Aston Martin V12 Speedster: edição limitada a 88 exemplares
Com o novo V12 Speedster, a Aston Martin propõe um modelo sem compromissos, criado pela sua divisão de veículos especiais Q, em colaboração com a Boeing, e inspirado tanto no historial que a marca de Gaydon detém na competição, como nos princípios do design da indústria aeroespacial. Produzido numa série limitada a não mais do que 88 exemplares, pode já ser encomendado, tem as primeiras entregas previstas para o primeiro trimestre de 2021, sendo o seu preço, em Inglaterra, de uns elucidativos 885 mil euros…
Desenvolvido num tempo praticamente recorde de doze meses, o V12 Speedster é, como o seu nome indica, um desportivo de dois lugares desprovido de tejadilho e para-brisas, que recorrer a châssis em alumínio que utiliza elementos oriundos quer do DBS Superleggera, quer do Vantage, para criar a sua própria plataforma. Com suspensão por duplos triângulos na frente e multilink traseira, dotada de amortecimento pilotada, monta jantes forjadas de 21” com porca de fixação central, travões carbocerâmicos (discos com 410 mm de diâmetro na frente, e 360 mm atrás) e dispõe de uma carroçaria construída praticamente na íntegra em fibra de carbono.
Quanto às linhas exteriores, as imagens falam por si, mas vale a pena destacar que a inspiração proveio do célebre caça F/A-18 Hornet, criado pela McDonnell Douglas, subsidiária da Boeing. Já o interior combina materiais tradicionais com outros mais vanguardistas, como a fibra de carbono acetinada da estrutura, em contraste com a pele cosida à mão, com as aplicações cromadas e em alumínio, e com a borracha impressa em 3D. Defronte do passageiro, no local habitualmente ocupado pelo porta-luvas, está colocada uma bolsa em pele removível, existindo espaço adicional para arrumação de objetos atrás dos bancos.
A animar o V12 Speedster está o conhecido motor 5.2-V12 biturbo da casa britânica, com 700 cv e um binário máximo de 753 Nm, combinado com uma caixa automática ZF de oito velocidades e um diferencial traseiro autoblocante. Os 0-100 km/h são cumpridos em 3,5 segundos, a velocidade máxima está electronicamente limitada a 300 km/h.