Audi RS6 GTO Concept: homenagem aos 40 anos do sistema quattro
Um grupo de aprendizes da Audi em Neckarsulm criou a espectacular RS6 GTO Concept como forma de homenagear o sistema de tracção integral quattro da marca dos quatro anéis pelo seu 40º aniversário. A base é a mais recente geração da RS6 Avant, com motor 4.0-V8 TFSI biturbo de 600 cv e 800 Nm, a inspiração proveio do emblemático 90 quattro IMSA GTO de 1989, que competiu com êxito nos EUA, e boa parte dos componentes deste protótipo foi criada com recurso à tecnologia de impressão 3D.
Sob a supervisão de Marc Lichte, responsável máximo pelo design da casa de Ingolstadt, este conjunto de estagiários de terceiro ano, oriundos das áreas da mecatrónica, carroçaria e fabrico de ferramentas, aplicou a sua criatividade numa carrinha que reinterpreta, através da actual linguagem de design da Audi, os elementos distintivos do mítico modelo que dominou, pelas mãos de Walter Rörhl e Hans-Joachim Stuck, a categoria GTO do campeonato IMSA estadounidense, destinado a desportivos de altas prestações de produção em série modificados, desde a sua primeira aparição no mesmo, em 1989. E o qual dava seguimento à supremacia do sistema quattro que a Audi vinha impondo, na época, não só nas pistas norte-americanas, através do 200 quattro que participou no campeonato Trans Am do ano anterior, mas também nos ralis, com os inesquecíveis Sport quattro e Sport quattro S1, dominadores da disciplina, nas provas de terra, do início da década de 1980 até ao desaparecimento dos memoráveis Grupo B.
Mesmo que os 600 cv oferecidos pelo V8 da RS6 GTO Concept possam parecer algo escassos quando comparados com os nada menos do que 720 cv disponibilizados pelo cinco cilindros turbo de 2,2 litros, preparado especificamente para a competição, instalado no 90 quattro IMSA GTO, são vários os elementos que estabelecem um paralelismo entre os dois modelos. Seja a decoração exterior, baseada nas cores que a divisão desportiva da Audi então utilizava nos circuitos (combinando vermelho, preto, cinzento e branco); seja as enormes toamdas de ar, as saídas de escape laterais, o enorme deflector traseiro ou as jantes com porca de fixação central. Nota especial: o número 4 original, aplicado nas portas, foi substituído pelo número 40, alusivo às quatro décadas de sucessos do sistema quattro.