Audi S1 em 2014
[doptg id=”151″]
Para quem se perguntou porque é que a Audi lançou a edição limitada A1 Quattro e não optou pela designação S1, eis a resposta, na forma de uma unidade de testes deste pequeno “pocket rocket” a rodar nas estradas alemãs e nas instalações da marca em Ingostadt.
Depois das 333 unidades realizadas do A1 Quattro e apesar de o A1 já estar à venda há três anos, só agora é o construtor alemão ultima os preparativos para esta nova variante, que deverá ser conhecida ao mesmo tempo que o facelift esperado para o pequeno A1.
Tal facto deve explicar o novo formato dos grupos ópticos dianteiros, muito semelhantes aos do A3, assim como as novas linhas para as luzes traseiras. Além disso, a grelha dianteira também exibe um novo formato, o mesmo acontecendo com os pára-chqoues. Tal poderia levar a pensar que esta era uma unidade de testes para a revisão a ser feita ao A1. No entanto, ao observar as quatro saídas de escape e as jantes de liga leve de generosas dimensões, sabemos que estamos perante a mais musculada variante S1.
Este novo modelo tem uma imagem menos agressiva do que o A1 Quattro, mas essa deverá ser a intenção da Audi, que fará uso, neste novo modelo, do motor 2.0 TFSI de quatro cilindros que equipa o Quattro, ainda que a sua potência seja mais pequena do que na edição limitada, não devendo ultrapassar os 250 cv, que serão transmitidos às quatro rodas através do sistema quattro da marca dos quatro anéis. Estes atributos deverão permitir ao S1 cumprir os 0-100 km/h na casa dos seis segundos, a caminho dos 225 km/h de velocidade máxima.
Apesar de a unidade de testes presente nas imagens utilizar uma carroçaria de três protas, é de esperar que o S1 seja oferecido nas variantes de três e cinco portas quando chegar ao mercado, o que se espera seja ainda durante o próximo ano, depois de uma mais que provável estreia mundial no próximo Salão de Genebra, em Março, ao lado do revisto A1 “normal”.