Audi SQ7 TDI com 435 cv e 900 Nm
A mais dotada versão do novo Q7, agora revelada pela Audi, é, desde logo, uma surpresa por ser animada por um motor Diesel. O que, ao mesmo tempo, faz do novo SQ7 TDI o SUV a gasóleo mais poderoso do mercado. Por isso, nada melhor do que começar por prestar atenção especial ao V8 TDI de 4,0 litros que está instalado sob o capot, sobrealimentado por dois turbocompressores montados de forma sequencial, e ainda por um compressor eléctrico EPC, que os auxilia na sua função, em especial nos regimes mais baixos.
De salientar que o SQ7 TDI é o primeiro modelo de produção em série do mercado a fazer uso de um compressor eléctrico (a turbina, animada por um pequeno motor eléctrico alimentado por um circuito eléctrico de 48 Volt servido por uma bateria de iões de lítio, está apta a fazer 70 000 rpm), capaz de eliminar o atraso de resposta da sobrealimentação, por poder ser accionado a qualquer momento, e por oferecer um tempo de resposta inferior a 250 milésimos de segundo. Este motor é, igualmente, o primeiro da Audi a fazer uso do sistema de distribuição variável AVS, que actua sobre a admissão e sobre o escape,
Resultado: 435 cv de potência, e um extraordinário binário de 900 Nm, disponível de forma constante numa não menos impressionante gama de regimes, que vai logo desde as 1000 rpm até às 3250 rpm. Outros números que não deixarão de impressionar: 4,8 segundos nos 0-100 km/h, 250 km/h de velocidade máxima (electronicamente limitada) e um consumo combinado de 7,4 l/100 km.
Do lote de atributos do SQ7 TDI fazem ainda parte a caixa automática de oito velocidades; o sistema de tracção integral quattro com diferencial central autoblocante; e a suspensão com amortecimento pilotado e molas pneumáticas. Para os apreciadores de um desempenho ainda mais acutilante, é proposto em opção o chamado pacote dinâmico, composto pelo diferencial traseiro desportivo, pelas barras estabilizadoras activas electromecânicas e pela direcção integral; e o também opcional sistema de travagem com discos carbocerâmicos, a disponibilizar pouco depois do lançamento comercial do modelo.
Naturalmente que o SQ7 TDI também fará uso da habitual panóplia de elementos, exteriores e interiores, destinados a incrementar a sua eficácia aerodinâmica, a sua aparência desportiva, a sua exclusividade e distinção. O modelo poderá ser encomendado a partir da próxima Primavera, anunciando um preço base de €89 900 na Alemanha.