Aviador Cronógrafo Edição “The Last Flight” em leilão
A Sotheby’s de Genebra leiloou no passado dia 11 de Novembro, no leilão Important Watches, o cronógrafo Aviador Edição “The Last Flight” da IWC Schaffhausen, dedicado ao 70º aniversário do último voo de Antoine de Saint-Exupéry. O valor da venda (40 mil francos suíços – cerca de 33 mil euros) foi inteiramente doado à Fundação Antoine de Saint Exupéry para a Juventude, que se compromete à alfabetização de crianças e adolescentes no mundo inteiro.
Em 1944, Antoine de Saint-Exupéry descolou para um voo de reconhecimento em França e nunca mais voltou. O mistério sobre o seu destino chegou ao fim em 1998, quando um pescador encontrou uma pulseira pertencente ao herói nacional francês na costa de Marselha. Em seguida, elementos dos destroços do avião de Saint-Exupery foram encontrados. Patriotismo e sede de aventura levaram o escritor ao encontro da Força Aérea Alemã, e um piloto inimigo, provavelmente sem saber, disparou num dos seus escritores favoritos.
Setenta anos depois, a memória e a obra deste pioneiro da aviação e génio criativo foi homenageada com o leilão do número 1 da edição limitada IWC Aviador Cronógrafo Edição “The Last Flight” (Ref. IW388005). O valor da venda fdestina-se ao Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, o maior hospital de crianças do Brasil. Estes fundos permitirão criar uma biblioteca para crianças e adolescentes hospitalizados, num centro que é uma referência para intervenções particularmente complexas, como cirurgias cardíacas, transplantes de órgãos e enxertos ósseos.
“O comprador deste Relógio Aviador Cronógrafo Edição “The Last Flight” da IWC fará uma generosa contribuição para a parceria de longa data que existe entre a Fundação Antoine de Saint-Exupéry para a Juventude e o hospital Pequeno Príncipe no Brasil (Curitiba, Paraná), o maior hospital para crianças da América do Sul. Esta doação vai dar-nos os meios para financiar uma nova biblioteca dentro do hospital, com salas privadas, unidades móveis, pessoal especializado, livros, computadores e livros digitais. Este serviço irá melhorar os serviços culturais e educacionais dentro do hospital e será benéfico para todas as crianças, incluindo as famílias das crianças e adolescentes hospitalizados“, refere Olivier d’Agay, da Fundação Antoine de Saint-Exupéry para a Juventude.
O Aviador Cronógrafo Edição “The Last Flight” distingue-se pela caixa de cerâmica castanha em nitreto de silício e pelo mostrador e bracelete em pele castanhos, evocando a cor do fato de voo do piloto desaparecido. Os botões, a coroa e o fundo são de titânio, sendo que este último é personalizado com uma gravação especial alusiva ao último vooo de Saint-Exupéry.
Em antecipação à venda, Tim Bourne, responsável mundial de relógios da Sotheby’s comentou: “Esta edição especial do Relógio Aviador Cronógrafo é o relógio perfeito para comemorar a tentativa ousada de um homem cujo legado associa poesia e humanidade que, ainda hoje, continuam a inspirar. Temos o prazer de renovar esta parceria, bem como a nossa contribuição para a obra da Fundação de Saint-Exupéry para a Juventude, trabalhando lado a lado com a IWC”.
Já Georges Kern, CEO da IWC Schaffhausen, refere: “O leilão do ano passado do relógio Big Pilot Edição Calendário Perpétuo “Le Petit Prince” gerou uma receita de 173,000 francos suíços, o que permitiu a construção de uma escola e uma biblioteca no Camboja, um projeto que nasceu graças à Fundação Antoine de Saint-Exupéry para a Juventude. Queremos continuar o nosso apoio a esta instituição de caridade com o leilão de mais uma edição especial: Relógio Aviador Cronógrafo Edição em platina “The Last Flight”, adornada com uma bela gravura no fundo em memória de Antoine Saint-Exupéry”.
Características Técnicas:
Aviador Cronógrafo Edição “The Last Flight”
Referência: IW388005
Características gerais: cronógrafo mecânico; corda automática; data; paragem de horas, minutos e segundos; contadores de horas e minutos às 12h; flyback; coroa de rosca; gravação especial no fundo em homenagem ao último voo de Antoine de Saint-Exupéry; edição limitada a 17 exemplares.
Movimento: Calibre de manufatura IWC IWC 89361; 28,800 Alt/h / 4 Hz; 38 rubis; 68 horas de reserva de corda; corda automática.
Materiais: caixa castanha de cerâmica de nitreto de silício, mostrador castanho, bracelete em pele castanha com costura, contadores rodiados, botões, coroa e fundo da caixa em platina, ponteiros, numeração e indexes revestidos com Super-Luminova®*.
Caixa (46 mm de diâmetro): vidro de safira, convexo, antirreflexos dos dois lados; estanque até 6 bar.
Mais informações: IWC Schaffhausen
Miguel Seabra
Espiral do Tempo