CompararComparando ...

Baja Portalegre 500 decisiva com muitos e bons inscritos

Artigo
Baja Portalegre 500 decisiva com muitos e bons inscritos

A última prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e do campeonato nacional da especialidade, a Baja Portalegre 500, vai ser o palco de todas as decisões, com muitos títulos por atribuir. Com as contas internacionais e nacionais por fechar, são muitos os concorrentes que não faltaram à chamada e a lista de inscritos entre os automóveis não só é grande como tem bastante qualidade.

Para a Taça do Mundo de TT, o Vladimir Vasiliev chega a Portalegre na liderança da classificação. Contudo, tem Nasser Al-Attiyah, vencedor da última prova, a pressioná-lo. O qatari que já venceu o Dakar chega à clássica alentejana muito motivado e quer ganhar para somar mais um troféu no seu já rico palmarés. Vais ser um duelo interessante de seguir entre os dois pilotos e um confronto de marcas, pois o russo corre de Mini All4 Racing, enquanto Al-Attiyah compete ao volante de um Ford HRX, modelo assente no châssis do Racing Lancer.

Filipe Campos regressa à competição e procura o sexto triunfo em Portalegre

Filipe Campos regressa à competição e procura o sexto triunfo em Portalegre

A nível nacional, Ricardo Porém tem francas possibilidades de quebrar a hegemonia de Miguel Barbosa e sagrar-se campeão. Ciente dessa oportunidade, o jovem de Leiria vai trocar o BMW Serie 1 Proto construído pela Depieres e competir com um Mini da X-Raid. Já o actual campeão em título, Miguel Barbosa, procura nova conquista com o Mitsubishi Racing Lancer.

Porém e Barbosa não são os únicos portugueses a ambicionar uma boa classificação na geral, inclusivamente a vitória. Filipe Campos está de regresso à competição e, de novo, com um Mini All4 Racing. O piloto portuense contará com a navegação de Joana Sottomayor e parte à procura do sexto triunfo em Portalegre, aumentando assim o recorde de vitórias na clássica alentejana que já lhe pertence.

Troca o Mini por uma Ford à procura de uma vitória na Taça do Mundo

Troca o Mini por uma Ford à procura de uma vitória na Taça do Mundo

Destaque para os inscritos FIA chegarem quase às seis dezenas de automóveis, dos quais 12 são prioritários. Esse dado atesta bem a qualidade da lista na 28ª edição da Baja Portalegre 500. Ao contrário do que ainda ainda surgiu em alguma imprensa, a Peugeot não vai estrear o 2008 DKR em Portugal e isso verifica-se na lista agora publicada pelo Automóvel Club de Portugal. Ainda assim, motivos de interesse e competitividade não irão, certamente, faltar.

Aos nomes de Al-Attiyah, Vasiliev, Porém e Barbosa, juntam-se outros que já deram mostras de serem rápidos. É o caso do brasileiro Reinaldo Varela, que foi uma boa surpresa na edição de 2013, de Boris Gadasin ou do polaco Marek Dabrowski. Destaque para a presença dos antigos campeões nacionais, Rui Sousa e Pedro Grancha, ou o sempre regular e rápido Hélder Oliveira. João Ramos deixa o Toyota RAV-4 Proto para se apresentar ao volante de uma Toyota Hilux preparada pela Overdrive. Em viatura semelhante estará o luso-angolano, Rómulo Branco, a “chefiar” uma comitiva angolana de quase dez equipas que marcam presença na prova mais importante do TT em Portugal.

Nas motos, a lista de inscritos ainda não foi divulgada pela organização, mas tudo indica que seguirá a mesma tendência verificada nos automóveis.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon