Baja Portalegre 500 decisiva com muitos e bons inscritos
A última prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e do campeonato nacional da especialidade, a Baja Portalegre 500, vai ser o palco de todas as decisões, com muitos títulos por atribuir. Com as contas internacionais e nacionais por fechar, são muitos os concorrentes que não faltaram à chamada e a lista de inscritos entre os automóveis não só é grande como tem bastante qualidade.
Para a Taça do Mundo de TT, o Vladimir Vasiliev chega a Portalegre na liderança da classificação. Contudo, tem Nasser Al-Attiyah, vencedor da última prova, a pressioná-lo. O qatari que já venceu o Dakar chega à clássica alentejana muito motivado e quer ganhar para somar mais um troféu no seu já rico palmarés. Vais ser um duelo interessante de seguir entre os dois pilotos e um confronto de marcas, pois o russo corre de Mini All4 Racing, enquanto Al-Attiyah compete ao volante de um Ford HRX, modelo assente no châssis do Racing Lancer.
A nível nacional, Ricardo Porém tem francas possibilidades de quebrar a hegemonia de Miguel Barbosa e sagrar-se campeão. Ciente dessa oportunidade, o jovem de Leiria vai trocar o BMW Serie 1 Proto construído pela Depieres e competir com um Mini da X-Raid. Já o actual campeão em título, Miguel Barbosa, procura nova conquista com o Mitsubishi Racing Lancer.
Porém e Barbosa não são os únicos portugueses a ambicionar uma boa classificação na geral, inclusivamente a vitória. Filipe Campos está de regresso à competição e, de novo, com um Mini All4 Racing. O piloto portuense contará com a navegação de Joana Sottomayor e parte à procura do sexto triunfo em Portalegre, aumentando assim o recorde de vitórias na clássica alentejana que já lhe pertence.
Destaque para os inscritos FIA chegarem quase às seis dezenas de automóveis, dos quais 12 são prioritários. Esse dado atesta bem a qualidade da lista na 28ª edição da Baja Portalegre 500. Ao contrário do que ainda ainda surgiu em alguma imprensa, a Peugeot não vai estrear o 2008 DKR em Portugal e isso verifica-se na lista agora publicada pelo Automóvel Club de Portugal. Ainda assim, motivos de interesse e competitividade não irão, certamente, faltar.
Aos nomes de Al-Attiyah, Vasiliev, Porém e Barbosa, juntam-se outros que já deram mostras de serem rápidos. É o caso do brasileiro Reinaldo Varela, que foi uma boa surpresa na edição de 2013, de Boris Gadasin ou do polaco Marek Dabrowski. Destaque para a presença dos antigos campeões nacionais, Rui Sousa e Pedro Grancha, ou o sempre regular e rápido Hélder Oliveira. João Ramos deixa o Toyota RAV-4 Proto para se apresentar ao volante de uma Toyota Hilux preparada pela Overdrive. Em viatura semelhante estará o luso-angolano, Rómulo Branco, a “chefiar” uma comitiva angolana de quase dez equipas que marcam presença na prova mais importante do TT em Portugal.
Nas motos, a lista de inscritos ainda não foi divulgada pela organização, mas tudo indica que seguirá a mesma tendência verificada nos automóveis.