Bentley Continental GT: eis a terceira geração
A estreia oficial está marcada para dentro de cerca de duas semanas, no Salão de Frankfurt, mas a Bentley decidiu libertar já toda a informação e imagens relativas à nova geração do Continental GT, a terceira do seu prestigiado modelo. Com um design exterior mais musculado, acutilante e escultural, inspirado no do protótipo EXP 10 Speed 6, o novo Continental GT é um pouco mais comprido e mais baixo do que o seu antecessor, e tem como um dos seus principais elementos de estilo os faróis dianteiros por matriz de LED, assim como as jantes de 21” que propõe de série (jantes forjadas de 22” forjadas disponíveis em opção).
Como sempre com 2+2 lugares, mas agora com uma mala de capacidade mais generosa, o Continental GT passa a dispor, também, de um painel de instrumentos totalmente digital e configurável, e de um evoluído sistema de infoentretenimento operado através de um inovador ecrã táctil de 12,3”, denominado Bentley Rotating Display – rodando sobre si próprio, está apto a apresentar duas versões distintas, e ainda uma terceira, quando o motor está desligado e torna-se virtualmente invisível. Ainda no interior, vale a pena referir que mais de dez metros quadrados de madeira são utilizados para revestir o habitáculo, através de elementos que demoram nove horas a ser aplicados manualmente, e que a consola central passa a estar disponível com um revestimento em alumínio com apenas 0,6 mm espessura, inspirado na manufactura relojoeira e pela primeira utilizado no sector automóvel.
Sob o capot está instalada uma nova versão do conhecido motor 6.0-W12 TSI, agora montado numa posição mais recuada, para optimizar a distribuição do peso. Peso que foi reduzido em mais de 80 kg relativamente apo do anterior modelo, por via do recurso a uma estrutura integralmente em alumínio, mais leve e, ao mesmo tempo, mais robusta.
O motor conta com injecçõo directa de alta pressão e indirecta convencional, e tem pela primeira vez acoplada uma caixa pilotada de dupla embraiagem com oito velocidades e função Sport Launch. Capaz de oferecer 626 cv e 900 Nm, permite ao Continental GT cumprir os 0-100 km/h em 3,7 segundos e alcançar 333 km/h de velocidade máxima, dispondo ainda de um sistema de desactivação de cilindros, de desliga metade dos ditos e passa a funcionar como um seis cilindros em determinadas circunstâncias, por forma a reduzir os consumos e emissões.
Pªor seu turno, o châssis inteligente adaptativo faz uso do novo sistema eléctrico de 48 Volt para ajustar o amortecimento e o rolamento da carroçaria às exigência do momento, seja através do amortecimento pneumático pilotado (com três câmaras por roda) ou das barras estabilizadoras activas. A dinâmica do novo Continental GT muito deve, ainda, ao novo sistema de tracção integral activa com repartição variável do binário entre os dois eixos, que funciona, essencialmente, como um tracção traseira, apenas enviando binário para o eixo anterior quando realmente necessário.