Bernardo Sousa afastado do pódio na Sardenha (actualização)
Bernardo Sousa conseguiu hoje os seus primeiros pontos n0 Mundial de Ralis deste ano, ao conquistar o lugar mais baixo do pódio do Rali da Sardenha em WRC2. Evitando os excessos que deitaram por terra as aspirações de alguns dos seus rivais, o piloto português, apesar de alguns percalços, levou o seu Ford Fiesta a um óptimo resultado, logo atrás de Sébastien Cardonnet, em Citroën DS3, e do vencedor da prova, Lorenzo Bertelli (Ford Fiesta).
Pelo menos, era este o cenário no final do rali. Só que, a posteriori, os comissário desportivos da prova decidiram penalizar o piloto madeirense em cinco minutos, alegadamente pela utilização indevida de um jogo de pneus extra, para além dos 24 permitidos, mas sendo esta uma situação para a qual a equipa havia solicitado antecipadamente autorização, já que se tratava da utilização de um composto diferente, e não de um número de pneus superior ao permitido. Com este episódio meio rocambolesco, que se junta a outros ocorridos no decurso da prova, Bernardo Sousa passou do terceiro para o quinto lugar na classificação final do WRC2.
Na categoria principal, Sebastien Ogier voltou a impor a sua lei, e venceu com autoridade, suplantando Mads Ostberg, da Citroën, e o seu colega de equipa na VW, Jarni-Matti Latvala. No campeonato, os homens da VW dominam as três primeiras posições da tabela, com Ogier, com 122 pontos, a dispor de confortável vantagem sobre Latvala (88 pontos) e Andreas Mikkelsen (48 pontos), que ainda assim foi alcançado por Ostberg, que agora dispõe de igual número de pontos.