BMW actualiza M5 e M5 Competition
Depois das versões “normais” do Série 5, chegou a vez dos M5 e M5 Competition receberem a sua atualização de meio de ciclo. No essencial, as alterações são as mesmas já operadas na restante gama (saiba tudo aqui), pese embora existam, é claro, melhoramentos exclusivos destas variantes desportivas, tanto no plano estilístico como no capítulo mecânico.
Visualmente, referência para a inclusão, de série, das ópticas dianteiras de novo desenho na sua mais evoluída versão de matriz de laser dinâmica; para as jantes 20” bicolores de novo desenho; e para os diversos elementos pintados de preto brilhante: barras duplas específicas da nova grelha de duplo rim, deflector traseiro, caixas dos espelhos e tomadas de ar laterais nos guarda lamas dianteiros. Na versão mais potente, o emblema M5 Competition em preto é aplicado na grelha frontal, na tampa da mala, nas tomdas de ar nos guarda-lamas dianteiros e soleiras das portas iluminadas.
O interior é em tudo semelhante ao dos restantes Série 5 da nova geração, residindo a principal diferença para estes no conceito de dois botões existente na consola central, oriundo do M8. Um permite ao condutor alternar entre os modos Road e Sport (e também entre o modo Track, no caso do M5 Competition), o outro funcionando como atalho para o menu de parametrização individual da configuração do veículo.
Mecanicamente, não há novidades de maior a registar: sob o capot continua a estar o motor 4.4-V8 biturbo, com 600 cv no M5, e 625 cv no M5 Competition, combinado com a caixa automática M Steptronic de oito velocidades com função Drivelogic, e com o sistema de tracção integral M xDrive com modo de tracção traseira (o M5 cumpre os 0-100 km/h em 3,4 segundos e os 0-200 km/h em 11,1 segundos; o M5 Competition realiza os mesmos exercícios em 3,1 segundos e 10,8 segundos, respectivamente. A principal alteração a registar, neste particular, ocorre apenas no M5 Competition, cuja suspensão, com ajuste específico, e rebaixada 7 mm face à do M5, foi agora reafinada, recebendo os amortecedores estreados pelo M8 Gran Coupé, que a BMW garante proporcionaremao modelo, ao mesmo tempo, maior eficácia e conforto.
Em termos de preços, ainda não são conhecidos os valores a praticar pelos novos desportivos da marca bávara no mercado nacional. A título indicativo, refira-se que, na Alemanha, o renovado M5 é proposto a partir de €120 900, estando o M5 Competition disponível a partir de €129 900.