BMW mostra protótipo e abre caminho para gama eDrive
Depois das variantes sDrive e xDrive dos modelos da família BMW, que representam respectivamente as versões de tracção traseira e integral, a marca bávara apresentou hoje um novo protótipo que abre caminho para a designação eDrive, referente a versão híbridas plug-in. Depois de, no ano passado, a BMW ter apresentado em Frankfurt o protótipo X5 eDrive (combina o sistema de tracção integral com arquitectura híbrida plug-in), segue-se um novo protótipo muito perto da produção: um Série 3 “plug-in hybrid” que recorre ao habitual bloco de quatro cilindros a gasolina que, combinado com o motor eléctrico, debita 245 cv e um binário de 400 Nm, sendo substancialmente mais impressionantes o consumo de 2 l/100 km e o nível de emissões CO2 – apenas 50 g/km. Este protótipo é capaz de atingir uma velocidade máxima de 120 km/h em modo eléctrico, dispondo de uma autonomia aproximada de 35 quilómetros neste mesmo modo. A recarga pode ser feita numa tomada convencional (doméstica), mas não são anunciados os tempos de recarga nesta ou em qualquer outro tipo de tomada de electricidade.
O binário do motor eléctrico é fornecido ao eixo traseiro, através da caixa automática de oito velocidades, sendo que a electrónica utilizada é, de acordo com a BMW, idêntica à dos eléctricos i3 e i8. É ainda anunciada uma ligeira redução na capacidade da mala, ainda que aqui não surja expressa em litros. Além dos modos habituais do Driving Experience Control (comfort, sport e eco pro), existem outros dois modos: o “Max eDrive”, que não mais é do que o modo 100% eléctrico, e o “Save Battery”, que aumenta a velocidade do processo de recarga da bateria em andamento.
A BMW afirma que este Série 3 plug-in hybrid é apenas o começo de uma nova gama que terá direito a versões “substancialmente mais potentes”.