BMW Power BEV: Série 5 eléctrico com 720 cv
Baptizado como Power BEV, é, para já, apenas um modelo experimental, destinado a explorar o potencial técnico das motorizações eléctricas. Assim, na estrutura de um Série 5, foram integrados três motores eléctricos de nova geração, com uma potência combinada de 720 cv, que permitem ao protótipo cumprir os 0-100 km/h em menos de três segundos.
A BMW adianta, ainda, que o objetivo dos técnicos foi conceber um automóvel eléctrico que fosse não só extremamente rápido em linha recta, mas também superiormente eficaz em curva. Também por isso, os dois motores eléctricos instalados no eixo traseiro são controlados de forma independente, assim garantindo a vectorização de binário, ou seja, a correcta gestão da entrega de potência a cada uma das rodas posteriores – e, segundo a casa de Munique, de forma ainda mais efectiva e precisa do que com um diferencial autoblocante convencional.
Tanto os motores eléctricos traseiros, como o destinado a accionar o eixo dianteiro, são de quinta geração, integrando não só a unidade motriz, como a electrónica que lhe está associada para respectivo controlo, e a própria tomada de força. A estreia desta nova geração de motores está marcada para o novo iX3, o qual contará com somente uma unidade motriz, e não três, como acontece com o Power BEV.