BMW Z5 quase pronto
Francamente animada, esta fase de testes do sucessor do actual Z4, em que quem conduzia o protótipo de desenvolvimento foi apanhado em plena diversão num lago gelado em terras suecas. Tudo aponta para que o novo roadster bávaro adopte a designação Z5, sendo possível que, numa fase subsequente de comercialização, venha a ser proposto numa versão coupé – aquela que conhecerá um “primo direito” na Toyota, denominado Supra, ou, pelo menos, seu herdeiro “espiritual” em termos de conceito.
Aliás, esta parceria entre BMW e Toyota tem dado que falar, e já há rumores que apontam para que a nova plataforma que se4rvirá o Z5 e o Supra poderá conhecer uma versão mais curta, destinada à futura geração do GT86. Tudo modelos, dotados, naturalmente, de tracção traseira.
Quanto ao novo Z5, e por oposição ao Z4, trocará o tejadilho rígido removível por uma capota de lona, para reduzir o peso e incrementar a eficiência e o desempenho dinâmicos. A gama de motores continuará a ser composta por unidades BMW de quatro e seis cilindros em linha, provavelmente com menor capacidade e melhor rendimento. O lançamento deverá ocorrer durante o decurso do próximo ano.