Bugatti lança mais uma lenda em Pequim
[doptg id=”368″]
A Bugatti irá revelar no próximo Salão de Pequim o Bugatti Veyron “Black Bess”, aquele que é a quinta criação inserida na edição especial “Les Legendes de Bugatti”, edição essa que já deu origem a outras versões ultra-exclusivas do Veyron como o Rembrandt Bugatti, Meo Constantini, Jean Bugatti e Jean Pierre Vimille, modelos que já estão todos vendidos. Baseada no Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, esta edição Black Bess está limitada a três unidades com um valor de 2,15 milhões de euros cada.
Esta versão Black Bess foi inspirada no lendário Bugatti Type 18 Black Bess de 1912 que foi um dos primeiros super-carros legais para circular na estrada. Esse feito marcou logo um importante passo na história automóvel pois o conceito de desportivo na altura estava limitado às corridas. O Type 18 era também um dos mais rápidos da época, tal como hoje sucede com o Veyron e como é natural isso atraiu muitos interessados. Um dos interessados que viria a tornar-se proprietário de um Type 18 foi o famoso Roland Garros, na altura pioneiro da aviação e que havia feito a travessia do Mediterrâneo em 1912 aos comandos de um avião Morane Saulnier Type H. O seu Type 18 acabaria por receber o nome Black Bess, o mesmo de um famoso cavalo de corrida britânico da época.
Esta “lendária” edição do Veyon que se estreará no Salão de Pequim revela a enorme capacidade da marca francesa em produzir modelos de elevada exclusividade. Para começar, a carroçaria conta com vários elementos banhados a ouro de 24 quilates, como é o caso de toda a moldura da grelha frontal em forma de ferradura. Este impacto visual é acompanhado pelas listas em tons dourados que começam por baixo das ópticas e fluem por toda a carroçaria até à traseira. Os logotipos “EB” são igualmente em dourado, o que contrasta harmoniosamente com toda a cor negra do Black Bess.
O interior foi forrado com pele da melhor qualidade e de imediato saltam à vista os painéis da portas que foram pintados à mão com ilustrações alusivas ao Type 18 e ao Morane Saulnier de Roland Garros. No fundo, esta solução decorativa é também um tributo aos tempos do Type 18 onde muitos dos elementos do interior dos modelos de luxo do início do século passado eram pintados à mão.
Tanto o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse Black Bess com o seu motor W16 de 8 litros capaz de debitar 1200cv de potência, como o Type 18 Black Bess com um motor de 4 cilindros, 5 litros de cilindrada e cerca de 100cv de potência máxima, estarão no Salão de Pequim.