A Bultaco está de volta
[doptg id=”460″]
A mais importante marca na história do motoclismo espanhol está de volta. A Bultaco regressa à produção de motos e os dois modelos apresentados deverão chegar aos concessionários já em 2015.
Londres foi o local escolhido para a apresentação do novo projecto da Bultaco. A marca espanhola fundada em 1958 por Don Paco Bultó vai regressar ao mercado depois de ter estado parada desde 1983.
Este regresso é marcado pela aposta em dois novos modelos eléctricos, a Rapitán e a Rapitán Sport com um sistema de propulsão desenvolvido pela marca.
As motos serão fabricadas na antiga fábrica da Derbi em Barcelona e o desenvolvimento e pesquisa será feito num centro localizado em Madrid. Este renascimento da Bultaco irá também implicar a criação de cerca de 500 postos de trabalho directos e indirectos.
A raiz deste renascimento está na LGN TECH Design, empresa especializada em desenho mecânico e electrónica criada em 2010 que já desenvolveu motos eléctricas, tendo mesmo participado no campeonato FIM em 2011 e conseguido subir ao pódio na prova francesa de Magny Cours.
Este projecto cresceu e veio dar origem ao regresso da Bultaco agora apresentado. As Rapitán foram desenvolvidas do “zero”, utilizam um chassis multitubular, uma suspensão dianteiro semelhante à Duolever da BMW e um motor eléctrico refrigerado a ar de 55 cv de potência e 125 Nm de binário máximo.
Utiliza o sistema BEDTS (Bultaco Electric Drive Train System) que permite extrair o rendimento energético máximo da travagem regenerativa. Por outro lado a BCU (Bultaco Control Unit) faz a gestão da recuperação de energia, da carga da bateria e da ligação a sistemas móveis.
A aposta num desenho arrojado e ainda assim diferenciado deu origem à Rapitán, uma eléctrica com umas linhas mais desportivas e a Rapitán Sport, uma naked de espírito mais urbano.
[signoff2]