Cinco com cinco estrelas no Euro NCAP
Nova ronda de testes do consórcio europeu de segurança, que desta feita avaliou nada menos do que seis novos modelos. Com o Euro NCAP a aproveitar, ainda, para voltar a apreciar o desempenbo do Ford Mustang, que no início do ano não conseguiu ir além das duas estrelas, mas recentemente recebeu algumas melhorias neste capítulo na sua versão destinada ao mercado europeu.
Dos seis novos modelos em teste, cinco receberam a classificação máxima: Alfa Romeo Stelvio, Hyundai i30, Opel Insignia, Seat Ibiza e VW Arteon. A nova berlina de luxo da marca de Wolfsburg foi mesmo o modelo que alcançou a melhor pontuação de sempre, na sua categoria, na proteção dos peões, ao passo que o SUV italiano foi enaltecido pelo consórcio pela excepcional proteção que oferece aos seus ocupantes, alcançando um registo quase perfeito, ao nível de modelos como o Volvo XC90, testado em 2015. Notáveis, também, os registos do novo Insignia em todas as áreas.
O novo Ibiza também foi merecedor de elogios, mormente pelo completo equipamento de segurança que oferece de série, com destaque para a travagem autónoma de emergência com detecção de peões. Quanto ao Hyundai i30, o seu maior trunfo será o bom desempenho registado em todas as áreas de avaliação, enquanto que o Honda Civic ficou aquém do esperado na protecção oferecida às crianças, por isso não tendo conseguido melhor do que as quatro estrelas finais.
O caso do Ford Mustang é mais peculiar. Ao mesmo tempo que recebeu um facelift exterior, o muscle car norte-americano passou a integrar, de série, também a travagem autónoma de emergência e o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, tendo ainda introduzido melhoramentos nos airbags dianteiros. Testado pelo Euro NCAP nesta sua configuração, acabou por receber uma classificação de três estrelas.
A este propósito, Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, referiu: “É bom ver que, passados vinte anos, a demanda do Euro NCAP pela segurança ainda faz soar campainhas em empresas responsáveis como a Ford. Ainda que uma classificação de três estrelas não seja excepcional, as actualizações que a Ford introduziu não só melhoraram a segurança do Mustang em áreas chave, como mostram que a empresa se preocupa com os seus clientes e com a sua reputação em termos de segurança”.
No que a resultados concretos diz respeito, o VW Arteon alcançou 96% na proteção dos passageiros adultos, 85% na proteção das crianças e dos peões, e 82% nos sistemas de assistência à condução. Os mesmos parâmetros, pela mesma ordem foram os seguintes para os restantes modelos: Alfa Romeo Stelvio: 97% – 84% – 71% – 60%; Seat Ibiza: 95% – 77% – 76% – 60%; Opel Insignia: 93% – 85% – 78% – 69%; Hyundai i30: 88% – 84% – 64% – 68%; Honda Civic: 92% – 67% – 75% – 88%; Ford Mustang: 72% – 32% – 78% – 61%.