CompararComparando ...

Citroën Ami One Concept: citadino eléctrico revelado em Genebra

Artigo
Citroën Ami One Concept: citadino eléctrico revelado em Genebra

É na edição deste ano do Salão de Genebra que a Citroën vai revelar o Ami One Concept, protótipo de um citadino de propulsão exclusivamente eléctrica, destinado a ilustrar a sua visão de uma mobilidade urbana totalmente digitalizada e personalizada, capaz de assegurar a mobilidade individual nas grandes cidades do futuro. O conceito subjacente ao Ami One Concept é constituir uma alternativa aos transportes públicos, bem como a outros tipos de transporte individual de duas rodas, o que justifica as suas dimensões extremamente compactas (2,5 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e 1,5 metros de altura) e a lotação de apenas dois lugares, o que permitirá aos seus ocupantes moverem-se com grande agilidade.

Graças ao habitáculo fechado, o modelo garante uma maior protecção, nomeadamente em caso de mau tempo, da mesma forma que pretende ser acessível a todos logo a partir dos 16 anos, com ou sem carta de condução – assim a legislação de cada país o permita. A total conectividade é outros dos atributos do Ami One Concept, assegurado por um ecossistema integralmente digital, que abrange desde a sua apresentação online até à entrega do veículo ao cliente, passando pela marcação de um teste de condução, pela configuração de serviços ou pela reserva da viatura – e que se prolonga através de uma App dedicada, que permite quer a gestão do veículo como dos trajectos.

O mundo digital servirá, igualmente, para permitir aos proprietários do Ami One Concept o acesso a diversas soluções de carsharing ou de aluguer de viaturas, por forma a satisfazer as respectivas necessidades em viagem, e aos diferentes tipos de utilização, ocasionais ou regulares, individuais ou partilhadas. A intenção é permitir ao utilizador dispor de um meio de mobilidade urbana por um período mínimo de cinco minutos, e ajustar, a qualquer altura, a utilização até várias horas, sem compromisso e com tudo incluído – não esquecendo utilizações mais permanentes, com propostas de aluguer superiores a cinco meses, ou em regime de Aluguer de Longa Duração, de 5 anos.

Concretizando, para períodos de 5 minutos ou 5 horas, o veículo é disponibilizado num determinado local por um determinado tempo, através de uma proposta de carsharing operada pela Free2Move. Para períodos de 5 dias, o veículo é proposto sob a forma de um aluguer de curta duração de fácil acesso, através do site Citroën Rent&Smile. Para períodos de 5 meses, é facilitado um acesso sem compromisso para uma duração mais curta do que a posse tradicional. Para um período de 5 anos, é apresentada uma proposta de Aluguer de Longa Duração de 5 anos, incluindo bateria, manutenção e estacionamento, com pagamentos mensais, sendo o processo realizado totalmente online, permitindo ao cliente escolher o local de entrega. Integram ainda o conceito “balcões” dedicados, ou seja, espaços digitalizados do que poderá ser um distribuidor automático do Ami One Concept no centro das cidades, permitindo obter informações sobre o produto e sobre as opções possíveis.

Enquanto automóvel, o Ami One Concept começa por destacar-se pelas jantes de 18” e pelo seu design totalmente simétrico, sendo absolutamente idênticas as portas (a do condutor com abertura oposta, para mais fácil acesso), e contando as secções dianteira e traseira com elementos repetidos e implantação inversa, sendo também iguais as embaladeiras direita e esquerda, as luzes diurnas e os farolins traseiros reversíveis, ou as quatro peças que formam os retrovisores exteriores (inspirados nos espelhos do mundo da decoração) e os puxadores de portas (em cintas de borracha). A capota de lona removível permite rapidamente transformar o veículo num descapotável, abrindo-se e dobrando-se com um único movimento, e voltando a fechar-se com a ajuda de uma pega e de um botão de pressão.

No habitáculo, ao qual se acede através de um smartphone, após leitura de um QR Code existente na base do puxador da porta, primeira referência para os bancos, o do condutor deslizante, o do passageiro fixo, dispostos assimetricamente para potenciar o espaço ao nível dos ombros. Quando a bordo, o smartphone do condutor deverá ser colocado na área de carregamento por indução, por forma a iniciar o “diálogo” entre o veículo e o utilizador: uma vez iniciada a App, a projecção sobre uma lâmina reflectora, colocada no campo de visão do condutor, como se um head-up display se tratasse, permite o acesso a funções de infoentretenimento e navegação, acabando o interface por funcionar como um assistente pessoal, operado a partir de dois botões colocados no volante (um para os comandos vocais, o outro para navegar entre as diferentes App. O painel de instrumentos é formado por um ecrã de 5”, à direita do qual existe um cilindro que agrupa o botão de arranque, o botão do “quatro oiscas”, o seletor da caixa de velocidades e um altifalante Bluetooth com regulação de volume.

Em movimento, o Ami One Concept, com apenas 425 kg de peso, pode alcançar 45 km/h de velocidade máxima, e oferece uma centena de quilómetros de autonomia. A bateria de iões de lítio, instalada sob o piso do veículo, pode ser totalmente recarregada em duas horas num posto de abastecimento público ou numa Wall Box – sendo ainda possível efectuar esse carregamento numa tomada de corrente doméstica, através de um adaptador.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon