Citroën C3 Aircross Concept também em Genebra
Mais uma proposta que ajudará a engrossar o invejável leque de novidades expostas na edição deste ano do Salão de Genebra, que abrirá portas aos jornalistas já no próximo dia 7 de Março. Para já, o C3 Aircross Concept, como o seu próprio nome indica, é apenas um protótipo, mas que ilustra na perfeição o que será o futuro mini-SUV da Citroën, desenvolvido a partir da mais recente geração do seu utilitário – até porque a estética não deverá sofrer alterações de maior relativamente à versão de produção em série, se bem que não se preveja que as portas traseiras de abertura invertida e ausência de pilares centrais façam parte do leque de atributos do modelo definitivo, que ainda este ano chegará ao mercado.
Tendo por base a plataforma do novo Peugeot 2008, o C3 Aircross Concept mede 4,15 metros de comprimento, 1,74 metros de largura e 1,63 m de altura, ou seja, é cerca de 10 cm mais alto e 20 cm mais comprido do que o C3. O interior, que promete ser espaçoso, atraia ainda pelo arrojo estilístico, com uma decoração que segue, de algum modo, os princípios instituídos pelo C4 Cactus. A consola central dominada pelo ecrã táctil de 12” do sistema de infoentretenimento, o head-up display, o sistema de carregamento por indução para smartphones e a câmara de alta definição Connected Cam estreada no C3 (que permite captar fotos e vídeos, gravando-os para utilização futura, ou permitindo colocá-los de imediato no mundo virtual das redes sociais), são outros elementos a reter no habitáculo.
Por outro lado, para uma maior capacidade para evoluir fora de estrada, o C3 Aircross Concept conta com o Grip Control, o controlo de tracção optimizado para este efeito.