Citroën Cactus M: o regresso do Méhari?
Já foi revelado na sua plenitude o novo protótipo que a Citroën desenvolveu para estrear no próximo Salão de Frankfurt, assumidamente inspirado no saudoso Méhari. Cactus M de seu nome, assume ter por base o C4 Cactus mas pretende estabelecer ligação também com o concept Aircross, revelado no último Salão de Xangai. Para já é apenas um estudo, não foi revelada pela marca do double chevron qualquer intenção de vir a produzi-lo, mas não seria de espantar a sua passagem à produção, para mais nos tempos revivalistas que atravessamos.
Em destaque, os guarda-lamas alargados, para uma aparência mais musculada; o pára-brisas mais estreito; a suspensão elevada; as portas em plástico de generosas dimensões; e a ausência de capota – tudo contribuindo, sem dúvida, para a noção de ser este um verdadeiro veículo de lazer. O habitáculo completamente aberto conta com quatro lugares, com os ocupantes do banco traseiro a acederem aos respectivos assentos passando sobre a carroçaria, para o que contam com um orifício existente nos painéis laterais traseiros, para apoio do pé.
Por estar totalmente exposto aos elementos, o habitáculo conta, por exemplo, com orifícios de drenagem junto aos apoios de pés, para escoamento da água da chuva; e os bancos, inspirados no mundo do surf, pretendem evocar fatos isotérmicos, sendo mesmo revestidos a neoprene (de um padrão bastante colorido). Por seu turno, o arco de protecção existente na traseira, revestido a madeira, tal como o aro do pára-brisas, permite o transporte de objectos mais longo, como pranchas de surf.
Para proteger o habitáculo das intempéries, e permitir que este funcione como uma tenda (neste caso, em conjunto com os bancos reclináveis que os transformam em pequenas camas), o Cactus M oferece dispõe ainda de uma cobertura insuflável, alegadamente através de um método inovador. Por fim, e para lhe permitir enfrentar todo o tipo de terrenos, o modelo conta ainda com o sistema Grip Control, destinado a optimizar a tracção em superfícies de menor aderência.