Citroën recupera nome Méhari para modelo eléctrico
Conjugando passado e futuro, tradição e inovação, o E-Mehari é a mais recente proposta da Citroën destinada ao segmento dos automóveis eléctricos. Recupera um nome estreado em 1968, mas adoptando um design que, apesar de jovial, não deixa de ser algo futurista, mesmo contando com elementos estilísticos típicos da marca do double chevron, nomeadamente os grupos ópticos dianteiros.
Com capota total ou parcialmente removível, em lona e dotada de janelas plásticas transparentes (disponível nas cores preta e laranja), e uma carroçaria de duas portas com 3,81 metros de comprimento e 1,87 metros de largura, o E-Mehari destaca-se, ainda, pelas protecções em plástico preto na base dos pára-choques, nas cavas das rodas e nas saias laterais, e por uma altura ao solo que lhe permite aventurar-se por terrenos que não o asfalto. Este espírito aventureiro é confirmado pelos painéis da carroçaria construídos em plástico termomoldado, resistentes a pequenos toques, imunes à corrosão e isentos de manutenção; e pelo interior de quatro lugares, também ele dotado de materiais simples e resistentes (caso do TEP, um tecido impermeável, possível de ser lavado a jacto de água), e proposto em duas cores: bege e vermelho-alaranjdado. A capacidade da mala, de 200 litros, pode ser ampliada até um máximo de 800 litros mediante o rebatimento do banco traseiro.
Para animar o E-Mehari a Citroën elegeu um motor eléctrico com 50 kW (68 cv) de potência máxima, e uma potência nominal de 35 kW (48 cv), alimentado pela mais recente tecnologia de baterias de polímeros metálicos de Lítio (LMP) do Grupo Bolloré, caracterizadas pela sua elevada densidade – no caso em apreço com 30 kWh de capacidade, e passíveis de serem recarregadas na totalidade em 8 horas numa tomada a 16 A, ou em 13 horas numa tomada doméstica de 10 A. Deste modo, o E-Mehari anuncia 110 km/h de velocidade máxima e uma autonomia de 200 km em ciclo urbano, e de 100 km no ciclo extra-urbano.
Com estreia em público marcada para hoje mesmo, na sede do Grupo PSA, em Paris, o Citroën E-Mehari será produzido em França, na fábrica de Rennes do grupo gaulês, tendo lançamento comercial agendado para a Primavera de 2016.