CompararComparando ...

Cupra Ateca: eis o primeiro modelo da nova marca da Seat

Artigo
Cupra Ateca: eis o primeiro modelo da nova marca da Seat

Depois de ter sido anunciada como marca autónoma da Seat, a Cupra acaba de revelar o seu primeiro modelo: o Cupra Ateca. Com o construtor espanhol a aproveitar a oportunidade também para clarificar melhor os seus objectivos: diversificar o negócio e incrementar os proveitos, aproveitando o acelerado crescimento que a Seat regista na Europa; assumir os departamentos de competição (área até aqui sob a alçada da Seat Sport, e que será integrada na nova marca); distribuir a sua gama através de uma rede de cerca de 260 pontos de venda em toda a Europa, com o seu próprio espaço mas integrados em concessionários Seat já existentes.

Quanto ao Cupra Ateca, monta o motor a gasolina 2.0 TSI com filtro de partículas e 300 cv de potência, dotado de uma sonoridade de escape mais encorpada do que a conhecida de outras aplicações, aqui combinando-se com a caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e sete velocidades. A transmissão da potência ao solo está a cargo do sistema 4Drive, a suspensão com amortecimento pilotado DCC também e de série, ao condutor são oferecidos os modos de condução Normal, Sport, Individual, Snow, Off-Road e, como não poderia deixar de ser, Cupra. As prestações anunciadas referem 5,4 segundos nos 0-100 km/h e 245 km/h de velocidade máxima.

A distinguir o Cupra Ateca está, ainda, o look exterior em que se destacam, na frente, a grelha em favo de abelha com o logo da marca ao centro, o lettering CUPRA em alumínio mate na grelha inferior e o pára-choques de desenho exclusivo. Elementos como as barras de tejadilho, as caixas dos espelhos, as molduras das janelas, as saias laterais, as exclusivas jantes de 19” diamantadas com o logótipo Cupra, a grelha frontal, os difusores dianteiro e traseiro e o defletor traseiro são em preto brilhante. Referência merecem, também, as pinças de travão pintadas de preto, as quatro ponteiras de escape (montadas aos pares nos extremos do difusor posterior), o pára-choques traseiro desportivo e o logo Cupra em cor de cobre colocado no portão traseiro.

O interior é marcado pelas soleiras das portas com o logo Cupra iluminado numa placa de alumínio, e pelo revestimento em Alcantara preta com costuras contrastantes cinzentas dos bancos (com efeito de fibra de carbono nas laterais) e painéis das portas, estas ultimas podendo ser encontradas também o volante e punho da alavanca de comando da caixa de velocidades. A pedaleira em alumínio, o logo Cupra presente no volante, tapetes, ecrã de boas vindas do sistema de infoentretenimento e chave do veiculo, e as molduras das saídas de ventilação e a consola central com acabamento preto brilhante são outros elementos a reter no habitáculo.

De série, o Cupra Ateca conta com acesso e arranque sem chave; carregador por indução para smartphones; amplificador de sinal de GSP; câmara de 360°; sistema de infoentretenimento com navegação e ecrã de 8”; painel de instrumentos digital; e sistema de auxílio ao estacionamento. Entre os principais opcionais encontram-se o Pack Performance (inclui as pinças de travão Brembo de alta performance de 18” pintadas de preto), o Pack Exterior Fibra de Carbono (deflector exterior e caixas dos espelhos); o Pack Interior Fibra de Carbono (painel frontal); e os bancos em pele (as bacquets Cupra estarão disponíveis a partir de meados do próximo ano).

A par do Cupra Ateca, foi revelado, igualmente, o Seat Leon Cupra R ST, uma nova edição especial que se estreará no Salão de Genebra, e estará disponível no mercado no final deste ano. Caracterizada pelos pormenores exteriores e interiores em cobre, a mesma cor utilizada para revestir as jantes e as pinças de travão, e por alguns elementos aerodinâmicos em fibra de carbono, combina o motor 2.0 TSI de 300 cv com a caixa DSG e o sistema de tracção integral 4Drive.

Por fim, a nova marca deu ainda a conhecer o Cupra TCR, o seu primeiro automóvel de competição, que já este ano participará nos campeonatos TCR. Bem como os projectos Cupra Ibiza e Cupra Arona, que decerto muito em breve chegarão ao mercado.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon