Dakar 2015 com uma dezena de portugueses
A organização do Dakar divulgou as listas de inscritos e o destaque vai para a comitiva portuguesa que este ano conta com 11 participantes. As esperanças nacionais recaem, em especial, nos pilotos de moto. Dos quatro inscritos, três são pilotos oficiais: Paulo Gonçalves e Hélder Rodrigues em Honda e Ruben Faria em KTM. Para além disso, nota ainda para a presença do campeão nacional de TT, Mário Patrão, em Suzuki.
Nos automóveis, Carlos Sousa e Paulo Fiuza fazem uma dupla inédita e correm com o Mitsubishi ASX da Mitsubishi Brasil. Ricardo Leal dos Santos contará com um co-piloto brasileiro e é o único que ainda não divulgou o carro a utilizar. Portugal terá ainda representação com Filipe Palmeiro, que navegará Boris Garafulic num Mini e Vítor Jesus, que estará ao lado de Nazareno Lopes, em Toyota. Há ainda a presença de Pedro Velosa, num camião Iveco de assistência rápida, enquanto José Martins pilotará um Renault.
Muitos candidatos à vitória
Entre os candidatos ao triunfo da próxima edição do Dakar, destaque para Marc Coma, Joan Barreda, Olivier Pain, Jordi Viladoms, entre outros nas motos. Nos automóveis, Nani Roma defende o título deste ano, mas terá uma concorrência fortíssima. Nasser Al-Attiyah terá um Mini igual mas com cores distintas. Giniel De Villiers regressa com a Toyota. Orlando Terranova e Kristof Holowczic também estarão na América do Sul com Mini. Robby Gordon continua fiel ao Hummer, enquanto a Peugeot inscreve três carros, um para Stéphane Peterhansel, outro para Carlos Sainz e um último para Cyril Despres. A marca gaulesa não fez qualquer quilómetro em competição antes do Dakar e não deixa de ser uma incógnita.