CompararComparando ...

Dodge e Jeep brilham no SEMA

Artigo
Dodge e Jeep brilham no SEMA

Para a edição de 2016 do SEMA, que hoje encerra em Las Vegas, o Grupo FCA criou vários modelos especiais, entre os quais se destacam dois. O primeiro é o Dodge Shakedown Challenger, que combina uma carroçaria que evoca o modelo original, de 1971, com a mais moderna tecnologia. Um automóvel com uma aparência de clássico, que sob as suas vestes aloja um V8 Hemi de 6,4 litros e 485 cv, uma caixa manual de seis de velocidades Tremec T6060 oriunda do superdesportivo Viper e dois elementos conceptuais criados pela Mopar, a divisão de produtos especiais da FCA: a admissão e o sistema de escape.

Por outro lado, enquanto que as suspensões dianteira e traseira foram rebaixadas, os travões provêm do Challenger Hellcat de 707 cv, a versão de produção em série mais radical deste muscle car. Já o châssis é exemplar único, sobre o qual foi montada uma carroçaria removível fabricada artesanalmente, ao passo que, no interior, os bancos traseiros foram retirados para permitir a montagem de uma gaiola de segurança.

No mesmo registo, foi também revelado o Jeep CJ66, com châssis oriundo de um Wrangler TJ (geração produzida entre 1997 e 2006), carroçaria de um Wrangler CJ de 1966, elementos provenientes de um Wrangler JK actual (cado dos pára-choques) e capot desenhado propositadamente para o efeito – tudo complementado por vários acessórios Mopar. Impossível não reparar, também, nas jantes de 17” revestidas por uns enormes pneus BFGoodrich (em que um sistema pneumático permite esvaziá-los e enchê-los em função do tipo de terreno a enfrentar); nos guarda-lamas alargados; nas protecções inferiores da carroçaria; ou no guincho que permitiria ao condutor desenvencilhar-se de situações mais complicadas.

No interior, destaque para as bacquets provenientes do Dodge Viper, para a consola central e alavanca de comando da caixa iguais às do actual Wrangler e para o painel de instrumentos com mostradores Mopar. Também aqui, o arco de segurança garante protecção adicional.

Mecanicamente, o motor é Hemi V8, a caixa é manual de seis velocidades e os trens rolantes Dana 44 são os mesmos que foram utilizados no Wrangler Rubicon de 2003-2006. A suspensão elevada 5 cm é outro elemento não deixa dúvidas quanto ao espírito que presidiu à concepção do CJ66, ainda que o seu destino mais provável museu da marca.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon